Vida Sustentável

Vida Sustentável

Vida Sustentável RSS Feed
 
 
 
 

Inovação para a agricultura familiar

Valorização da agricultura familiar

O Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (Nead) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) lançou chamada de propostas para o Fórum de Difusão Científica sobre Tecnologia Social.

Segundo o Nead, o objetivo da iniciativa é dar mais visibilidade às experiências em inovação sociotécnica para agricultura familiar existentes no Brasil. A inscrição de trabalhos para o fórum poderá ser feita até o dia 30 de setembro.

A chamada de trabalhos é voltada para coordenadores de projetos de pesquisa realizados ou em andamento em universidades públicas e privadas, institutos e órgãos de pesquisa brasileiros ou estrangeiros, ou autores que sejam pesquisadores, gestores, técnicos em redes de assistência e extensão ou assessores populares.Os interessados deverão enviar relatos ou descrições de casos e tendências, situações e experiências relacionadas a uma, ou mais, das seis temáticas: “Projetos de moradia rural e biossistemas”, “Projetos em reciclagem de esgoto humano e animal”, “Projetos teóricos e práticos na agroecologia”, “Projetos de aprendizagem e capacitação de redes sociais”, “Projetos de difusão por multimídia e meios eletrônicos de metodologias de envolvimento pedagógico dos sujeitos sociais no campo” e “Projetos de processamento ou artesanato coletivos e de economia solidária”.

Após o processo de inscrição, será disponibilizado em um fórum virtual o catálogo de pesquisas. A expectativa é fortalecer as tecnologias sociais afins às políticas do MDA e fomentar o debate sobre inovações geradas pelos agricultores.

O resultado esperado do fórum é a organização de autores, entidades, projetos, núcleos de pesquisa e associações em torno das seis redes cooperativas de pesquisa e extensão descritas acima, para a criação da chamada Rede Temática de Tecnologias Sociais.

Os trabalhos inscritos passarão por duas fases de habilitação. Na primeira, serão aceitos resumos de artigos e relatórios de experiências, com até duas páginas, que passarão por avaliação de uma comissão científica.

Na fase seguinte, os trabalhos aprovados na primeira fase deverão ser apresentados integralmente em 30 dias após a publicação do resultado, para a realização do Fórum, prevista para o primeiro semestre de 2009.

Mais informações: www.nead.org.br
Por Agência FAPESP.

Comente!!

Indicamos

Receba nossas informações:

Nome:



Email: