Vida Sustentável

Vida Sustentável

Vida Sustentável RSS Feed
 
 
 
 

NEJ/RS promove debate sobre licenciamento e qualidade da água na próxima terça-feira, 30


Gestão das águas: interfaces com o licenciamento e a qualidade ambiental é o tema do painel que marca a volta do projeto Terça Ecológica, promovido pelo Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul. O evento integra a XV Semana Interamericana da Água e VIII Semana Estadual da Água, que vai de 27 de setembro a 4 de outubro. A Terça Ecológica será realizada no Plenário João Neves da Fontoura, na Assembléia Legislativa, em Porto Alegre, no dia 30, terça-feira, às 19h.

Para tratar do assunto, falarão o engenheiro civil Márcio Rodrigues de Freitas, que exerceu as funções de coordenador geral de Controle e Qualidade Ambiental e de diretor de Qualidade Ambiental do Ibama em Brasília, e o médico veterinário Luiz Felippe Kunz Jr., que ocupou os cargos de coordenador geral de Licenciamento e de diretor de Licenciamento na gestão de Marina Silva, também no Ibama.

Os dois têm ampla experiência na área, não só em Brasília, mas no Estado, e conhecem bem a realidade ambiental de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul. Márcio hoje é engenheiro da Corsan, mas já foi diretor adjunto do Departamento de Recursos Hídricos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, e Felippe integra a equipe de técnicos da Vigilância em Saúde na Prefeitura da capital, mas ocupou os cargos de coordenador da Vigilância em Saúde de Porto Alegre e diretor do então Departamento de Recursos Naturais Renováveis e do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas da Sema/RS.

Eles explicarão como funcionam os mecanismos de gestão e controle dos recursos hídricos no país. A Diretoria de Qualidade do Ibama, por exemplo, é responsável pela emissão de registros de agrotóxicos e pelas regras para o controle de resíduos. Já o Licenciamento Federal é encarregado de apontar condicionantes para a instalação de empreendimentos de alto impacto, que envolvam áreas da nação ou em fronteiras entre países e Estados.

Texto distribuído pela redação da EcoAgência Solidária de Notícias Ambientais.

Comente!!

Compre aqui

Indicamos

Receba nossas informações:


Nome:



Email: