Vida Sustentável

Vida Sustentável

Vida Sustentável RSS Feed
 
 
 
 

Brasil é o segundo em espécies de aves identificadas


O Brasil persegue mais um título inédito: o de ser o país com o maior número de espécies de aves conhecidas do mundo. E já está muto perto disso. O último levantamento do Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos (CBRO), divulgado no domingo, dia 5, mostrou que o país possui 1.822 espécies diferentes identificadas, enquanto a Colômbia tem 1.865. Ou seja, a diferença é de apenas 43 espécies. No ano passado o Brasil possuía 1.803 espécies e, com as novas descobertas, superou o Peru, que possui 1.820. 

 

 

O CBRO é um fórum destinado à discussão da classificação, nomenclatura e distribuição das aves brasileiras. Ele foi criado em abril de 1999 e reconhecido em 2004 como Grupo de Estudos da Sociedade Brasileira de Ornitologia (SBO). Nesta sua sétima atualização, o Comitê dedicou a lista à memória do paraibano Fernando da Costa Novaes, falecido em 2004 e considerado o fundador da moderna ornitologia brasileira. 

 

 

A nova lista demonstra que das 1.822 espécies, a maioria absoluta 1.788 pertencem à lista primária, ou seja, espécies com pelo menos um dos registros de ocorrência no Brasil provido de evidência documental. Outras 34 espécies pertencem à lista secundária, ou aquelas com provável ocorrência no Brasil, baseadas em registros publicados, mas cuja evidência documental não é conhecida ou disponível. Além disso, o país possui 232 espécies endêmicas.

 

 

Esses números são alentadores e mostram que, mesmo possuindo várias espécies correndo risco de extinção, em pouco tempo o Brasil deverá chegar ao topo dos países com o maior número de espécies de aves do mundo. 

 

 

Mais informações no site do Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos – http://www.cbro.org.br/CBRO/num.htm. 

Texto do jornalista Juarez Tosi.

One Response to “Brasil é o segundo em espécies de aves identificadas”

  1. 1
    Fique por dentro Alentadores » Blog Archive » Brasil é o segundo em espécies de aves identificadas:
    [...] ao topo dos países com o maior número de espécies de aves do mundo. … fique por dentro clique aqui. Fonte: [...]

Comente!!

Indicamos

Receba nossas informações:

Nome:



Email: