Vida Sustentável

Vida Sustentável

Vida Sustentável RSS Feed
 
 
 
 

Feira dos Agricultores Ecologistas faz 19 anos

Portal de entrada da Feira dos Agricultores Ecologistas (FAE)

No Dia Mundial da Alimentação, em 1989, acontecia a primeira edição da Feira dos Agricultores Ecologistas. Para dar continuidade à temática da festa de 18 anos: nossas raízes, nossas práticas, nossos frutos e nossas sementes, neste ano recebem destaque os “nossos parceiros:
consumidores cidadãos conscientes”.
“Se não existisse um interesse dos cidadãos urbanos em adquirir nossos produtos e partilhar conosco as vivências tanto da cidade como do interior, onde produzimos os alimentos limpos, a feira deixaria de existir” argumenta Juarez Antônio Felipi Pereira, da banca do arroz.
Juarez chama de beneficiários urbanos às pessoas que vêm à FAE para buscar maior qualidade de vida e saúde a partir da nutrição. Do outro lado das bancas estão os beneficiários produtores. “Para que o processo ocorra são necessários, no mínimo, esses dois atores.”
Programação do aniversário
04 de outubro
Para valorizar os parceiros cidadão conscientes que evitam o uso de plástico, no dia 04 de outubro inicia a campanha Sacola Premiada. O beneficiário urbano que trouxer sua sacola recebe desconto em pelo menos um produto de cada banca da FAE. Um cartaz com o símbolo da campanha avisa quais os alimentos “cabem” na Sacola Premiada.
Outra vantagem para quem dispensar as embalagens das bancas é concorrer a 19 pacotes turísticos com destino ao local de produção dos alimentos oferecidos na feira. Os cupons serão distribuídos do dia 04 ao dia 18, quando ocorre o sorteio às 12h30min.
11 de outubro
Os parceiros institucionais, ONGs e escolas, que desenvolvem atividades afins e conjuntas com a FAE estarão presentes na feira. Entre as ONGs convidadas encontram-se Ingá, Greepeace e Igré. Na lista dos colégios constam o Pastor Dohms, a escola da ACM e a Querência, da pedagogia Waldorf.
Nesse mesmo sábado será definida a propriedade a ser visitada pelos 19 cidadãos conscientes sorteados no dia 18.
18 de outubro
Bolo, negrinho integral, balões coloridos marcam presença na festa do aniversário de 19 anos da FAE.
Os freqüentadores que trazem sacolas têm o último dia para preencher os cupons do sorteio da viagem, que ocorre no final da manhã.
Todos podem participar dos 19 sorteios com produtos da feira.
25 de outubro
Os parceiros da feira estão convidados a participar da criação de dois painéis com a temática: “motivos que me fazem vir à feira” e “qual é a feira dos meus sonhos”. No segundo, as pessoas podem escrever suas sugestões e propostas para melhorar ainda mais o espaço de convivência
de beneficiários urbanos e rurais que existe todos os sábados de manhã na primeira quadra da rua José Bonifácio, em Porto Alegre.
Na mesma data, a feira presta uma homenagem a 19 parceiros da mídia, que têm a importante tarefa de difundir as idéias e propostas de açãoecológica desenvolvidas pela feira ao longo dos 19 anos de vida.
Texto da Jornalista Cláudia Dreier.

2 Responses to “Feira dos Agricultores Ecologistas faz 19 anos”

  1. 1
    Aos 19 anos FAE é referência nacional em produtos ecológicos « Vida Sustentável:
    […] Feira dos Agricultores Ecologistas faz 19 anos […]
  2. 2
    Nutricionista orienta cardápio dos freqüentadores da Feira Ecológica de Porto Alegre « Vida Sustentável:
    […] Feira dos Agricultores Ecologistas faz 19 anos […]

Comente!!

Compre aqui

Indicamos

Receba nossas informações:


Nome:



Email: