Vida Sustentável

Vida Sustentável

Vida Sustentável RSS Feed
 
 
 
 

Nutricionista alerta sobre os perigos causados pela falta de ferro no organismo


Fraqueza, indisposição, fadiga generalizada, anorexia, palidez de pele, dificuldade de aprendizagem e respiração são os principais sintomas de portadores de anemia. De acordo com a nutricionista Simone da Cunha, presidente do Conselho Regional de Nutricionistas – 1ª Região (CRN-1) e especialista em Nutrição Clínica Funcional, hábitos alimentares inadequados e fatores externos como menstruação, gestação e amamentação, na maioria dos casos, são os causadores da doença.

Existem diversos tipos de anemia, entre elas as que são provocadas pela carência de ferro, vitamina B12 (anemia perniciosa) e de ácido fólico são as mais comuns e estão relacionadas à nutrição e alimentação. Entretanto, existem outros tipos que também estão diretamente ligadas à alimentação, porém são mais agressivas, como anemia das doenças crônicas, anemias por defeitos genéticos, anemia falciforme e anemias decorrentes de doenças da medula óssea.

Simone explica que, geralmente, a doença surge quando a quantidade de hemoglobina no sangue está abaixo do normal em decorrência da falta de um ou mais nutrientes essenciais para a saúde do corpo como ferro, zinco, ácido fólico B6, vitamina B12 e proteínas. “Com a correria do dia-a-dia as pessoas não atentam para a alimentação. Muitas vezes, não realizam nem três refeições por dia, o que prejudica a saúde do corpo e facilita o surgimento de doenças e complicações”, explica.

Segundo a nutricionista, crianças entre 6 e 12 meses, bebês que nascem com peso abaixo da média, gestantes e adolescentes são os grupos mais vulneráveis à anemia. “Nas crianças, a falta de leite materno complementa o baixo índice de ferro no organismo”, afirma.

Porém, alguns métodos podem ajudar a combater a anemia em pessoas de todas as idades. Alimentos de origem animal como fígado e carne são recomendados por apresentarem fontes naturais de ferro. Além disso, alimentos de origem vegetal também são fundamentais para o tratamento da anemia, entre eles, feijão, grão-de-bico, fava, lentilha, ervilha, grãos integrais ou enriquecidos, nozes, castanhas, rapadura, açúcar mascavo e as hortaliças (couve, agrião, taioba, salsa).

A nutricionista indica outro meio importante para evitar a anemia. “O consumo de alimentos ricos em vitamina C como acerola, abacaxi, goiaba, kiwi, laranja, limão, pimentão, repolho e tomate proporcionam uma melhor absorção do ferro, por isso, são indispensáveis na alimentação”, observa. O portador de anemia deve seguir uma dieta balanceada e rica em vitamina C. Porém, em casos extremos, o mais indicado é consultar um nutricionista para a realização de exames.

Perfil do Conselho Regional de Nutricionistas – 1ª Região – O CRN-1 faz parte do sistema do Conselho Federal de Nutricionistas, entidade criada em 1978 com o objetivo de representar e fortalecer o profissional Nutricionista. O CRN-1 responde pelos Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Tocantins e a sua missão é contribuir para a saúde da população por meio do exercício profissional ético de nutricionistas e técnicos em nutrição habilitados.

Dicas para melhorar sua qualidade de vida:
Amamente seu filho.
Para os bebês o leite materno é considerado um alimento muito importante contra a anemia por deficiência de ferro.
Prefira alimentos riscos em ferro (carnes vermelhas, principalmente fígado, rim, coração, peixes e leites enriquecidos com ferro).
Entre os alimentos de origem vegetal, prefira os folhosos verde-escuros (exceto espinafre) como agrião, couve, cheiro-verde, taioba, as leguminosas (feijões, fava, grão-de-bico, ervilha, lentilha), grãos integrais ou enriquecidos, nozes e castanhas, melado de cana-de-açúcar, rapadura e açúcar mascavo.
Associe o consumo das hortaliças acima com as frutas ricas em vitaminas C (caju, goiaba, laranja, kiwi, mexerica, acerola, limão) para melhorar a absorção do ferro nelas contido.
Dê preferência para as frutas na sobremesa.
Procure beber águas nos intervalos das refeições.
Conselho Regional de Nutricionistas – 1ª Região/Brasília.

Texto do Portal Revista Fator.

11 Responses to “Nutricionista alerta sobre os perigos causados pela falta de ferro no organismo”

  1. 1
    Com protecionismo, crise poderá atingir alimentos « Vida Sustentável:
    [...]       « Nutricionista alerta sobre os perigos causados pela falta de ferro no organismo Com protecionismo, crise poderá atingir [...]
  2. 2
    cassia:
    oi gostei da sua materia

    não me alimentando direito
    tem vez que fiko mais de5 dias sem comer nada
    naõ sinto fome e tomo meu remedio sibutramina
    minha pele está muito branquela horrivel
    e meus cabelos estão caindoo,sinto mta dor na cabeça
    so quero fikar deitada e mais nada
    estou mto estressada
    e me afastei das pessoas pois são todas falsas
    que dizem que eu esttou emagreçendo mto
    secandoo mas realmente na balança marca que eu emagrçi 15 kilos em 1 mês e meio
    mas sempre que eu olho no espelho estou cada vez mais gordaa porque?
    minha mae disse que vai me leva no mediko mais eu não vo
    porque ele vvai me dar vitamina e isso ingorda coisa que eu não
    quero
    até pareçe smp olho no espelho e to mais gorda imagina se eu toma a vitamina então

  3. 3
    cassia:
    ah tbem sinto mta tontura
    do nada minha vista começa ficar embaçada
    sinto muito frio mesmo estando akele calorzão pq
    ????
  4. 4
    renita matos:
    MEU NETO TEM 1ANO E 3 MESSES GOSTARIA MUITO DE SABER O QUE DA PARA ELE COMER PARA ELE NAO FICAR COM FAUTA DE FERRO COMO ELE ESTA AGORA
  5. 5
    claudia cerode:
    meu subrinho tem anemia falciforme gostaria de saber sobre alimentaçao dele,o que tem que comer para nao dar crises nele.pois quando tem crises sofre muito pois as dores sao fortissimas.obrigada
  6. 6
    ELIEL:
    sou cardiaco, revascularização mal sucedida. agora anêmico e ferro quase no limite abaixo. estou usando oxenio. vou passar por endoscopia e colonoscopia. nãso existe veias para serem injetados sor etc. (posibilidade zero|) ja tentaram 8 vezes pegar sangue da arteria, mesmo medicos, nao pegaram. a anemia, apesar dos medicamentos caiu de 8 para 7, fiz uma tranwsfusão usando a veia do pescoço. as veias , qdo pegam estouram na hora, isso qdo acham. o que esta acontecendo comigo ? jEUS ESTA ME CHAMANDO ?MEU INTESTINO É TREMENDAMENTE RESSECADO . ELE LEVOU MINHA FILHA A 6 MESES E ME DEIXOU UM CASAL DE NETOS DE DE 6 E 7 ANOS. OBRIGADO.
  7. 7
    alcoine:
    tenho anemia falciforme quando vou ao medico ele passa
    sufato ferroso so.tenho 37 anos tomo anticosepcional.
    tomo o remedio pro 2meses ;depois volta tudo de novo
    eles não passa. vitamina nei encaminha para nutricionista
  8. 8
    rosana:
    minha filha tem anemia desde novinha meses quase um ano de idade descobri ,sempre venho tratando com ferro oral e vitaminas mas sempre apresenta um quadro de anemia poderia mim esplicar algum sobre isso?
  9. 9
    jackelynne:
    tenho 13 anos e desde os 9 menos tenho anemia ferropriva, tudo que é facil para os outros é dificil pra mim, nao tenho força vivo cançada… sinto muitas dores musculares e vivo tomando remedios.
    sempre vou ao medico e faço exames, tomo remedios, e só fico boa enquanto to tomando os remedios, depois volta todos os sintomas!
    gostei da materia!
  10. 10
    Meire:
    Gostaria de saber se o uso contínuo de sufato ferroso causa dependência, pois já uso a quase um ano e toda as vezes que eu paro vouto a me sentir mal novamente, com sintomas de fraqueza tontura e indisposição geral vontade de só ficar deitada. Meus dois partos foram cesariana e me alimento rasoavelmente. sempre como frutas e verduras, tenho uma leve anemia nada de tão grave.
  11. 11
    marco:
    olá boa tarde, a falta de ferro no organismo em criança de oito anos, pode causar dificuldade de respirar? estou perguntando por que meu tem bronquite e a pediatra desconfia que a causa possa ser a falta de ferro, motivo este que ela recomendou exames de sangue, não estou desacreditando nela é só uma pergunta, quanto mais certeza tiver melhor. só não entendo quando ele faz nebulização com berotek fica melhor. um abraço.

Comente!!

Indicamos

Receba nossas informações:

Nome:



Email: