Vida Sustentável

Vida Sustentável

Vida Sustentável RSS Feed
 
 
 
 

Paraná pode ter produtos orgânicos na merenda escolar

Os deputados Elton Welter (PT), Luciana Rafagnin (PT) e Luiz Eduardo Cheida (PMDB), apresentaram nesta quarta-feira na Assembléia Legislativa Projeto de Lei que “institui no âmbito do sistema estadual de ensino fundamental e médio a merenda escolar orgânica”.

A proposta é que a implantação seja feita de modo gradativo, de acordo com as condições e cronogramas da Secretaria de Estado da Educação. A medida impactaria meio milhão de estudantes em 2.110 escolas estaduais. O projeto, que começa a agora a tramitar, pode ser votado ainda este ano, estimam seus autores.

Estudos científicos

Na justificativa, os deputados alinham uma série de argumentos favoráveis à proposta em contraposição à alimentação tradicional servida aos estudantes. O principal motivo seria o ganho nutricional e de saúde, uma vez que “inúmeros estudos clínicos e científicos demonstram que uma nutrição de baixa qualidade ou que contenha substâncias tóxicas, aditivos químicos e hormônios sintéticos, propiciam ou estimulam o aparecimento de doenças degenerativas”, afirmam.

O único argumento contrário, reconhecem os autores do projeto, é a comparação do preço entre produtos orgânicos em relação aos convencionais. No entanto, ponderam, em que pese a superficialidade da argumentação relativa ao preço, com o aumento da demanda fatalmente estes custos iriam baixar, aproximando-se da média de mercado.

Orgânicos

Segundo o Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab), existem no Paraná 5.300 produtores orgânicos. A safra 2006/2007 foi de 107.230 toneladas de produtos, contra apenas 4.000 toneladas produzidas na safra 1996/1997, o que dá um crescimento superior a 100 mil toneladas de produção em 10 anos.

Fonte: Assembléia Legislativa do Estado do Paraná.

Comente!!

Indicamos

Receba nossas informações:

Nome:



Email: