Vida Sustentável

Vida Sustentável

Vida Sustentável RSS Feed
 
 
 
 

Campanha mundial do Diabetes 2008 será realizada em novembro no Brasil


Estimativas recentes indicam que há cerca de 250 milhões de pessoas com Diabetes em todo o mundo. Em 2025, este número deve chegar a 380 milhões. Só no Brasil, os estudos contabilizam 11 milhões de pessoas com a doença, sendo que 50% deste total desconhece que possui Diabetes. Diante desses dados importantes, será realizada em 16 de novembro, em São Paulo, a mais importante campanha de informação e detecção sobre a doença no mundo.

Organizado internacionalmente pela International Diabetes Federation (IDF), com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), em 160 países, o Dia Mundial do Diabetes é organizado no dia 14 de novembro, instituído em 1991, com objetivo de aumentar a conscientização global sobre a doença. No Brasil é organizada pela Federação nacional de Associações e Entidades de Diabetes (FENAD).

Como parte do calendário desta importante data, a Associação Nacional dos Diabéticos (Anad) organiza há 11 anos, no Colégio Madre Cabrini, em São Paulo, uma campanha nacional e gratuita de detecção de Diabetes, orientação, educação e prevenção das complicações decorrentes da doença.

A iniciativa, que neste ano tem como tema central “Um ano em um dia”, tem patrocínio da Divisão Diagnostics da Roche, líder mundial na monitorização de glicemia com a marca Accu-Chek. A campanha deve realizar testes gratuitos de glicemia em cerca de 10 mil pessoas, além de oferecer atendimento imediato aos portadores do Diabetes, com orientação e educação, avaliação de pés, olhos, boca, aferição de pressão arterial, testes de colesterol, hemoglobina glicada, microalbuminúria, avaliação vascular e nutricional.

O evento realizado em São Paulo pela ANAD terá iniciativas sob a responsabilidade da Federação Nacional de Associações e Entidades de Diabetes (Fenad) e com a participação de Secretarias Municipais e Estaduais, além de organizações não-governamentais. Estima-se que a campanha de 2007 tenha alcançado 1 milhão de pessoas, em 1,2 mil cidades.

“As campanhas têm por finalidade a detecção do Diabetes mellitus principalmente nos grupos de risco, que são os portadores da doença sem diagnóstico, calculando-se em cerca de 40 a 50 % dos 11 milhões estimados no Brasil. O diagnóstico precoce propiciará o respectivo tratamento diminuindo assim, o impacto das complicações. O Dia Mndial marca também ações múltiplas que têm como objetivo a conscientização da população, dos portadores e dos gestores de saúde para a importância do Diabetes”, declara o Prof. Dr. Fadlo Fraige Filho, Presidente da ANAD / FENAD.

Estatísticas sobre Diabetes:

A IDF estima que o número de pessoas com Diabetes em todo o mundo é de 250 milhões de pessoas, atingindo 380 milhões em 2025, sendo que 80% deste total refere-se a habitantes de países pobres, onde há pouco ou nenhum acesso a tratamentos e medidas de controle do Diabetes.

A cada dez segundos uma pessoa morre no mundo em conseqüência das complicações do Diabetes – são 3,8 milhões de mortes por ano.

A cada ano, cerca de 7 milhões de pessoas desenvolvem a doença.
No Brasil, estima-se que, em 2010, a população com Diabetes atinja a casa de 10 milhões de pessoas.

Sobre a ANAD

A Associação Nacional de Assistência ao Diabético é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, dedicada a atender, orientar, acompanhar, tratar e educar pessoas com diabetes. Com 28 anos de atuação, a ANAD atua junto aos portadores do Diabetes aos multiprofissionais de saúde que tratam da doença para atualizá-los, reciclá-los e capacitá-los, propiciando melhor atendimento e conseqüentemente uma melhor qualidade de vida ao paciente com Diabetes. A ANAD oferece tratamento com médicos, cirurgiões dentistas, nutricionistas, psicólogos, enfermeiros, fisioterapeutas e profissionais que orientam atividades físicas. A educação continuada ocorre diariamente com cursos, oficinas, palestras e atividades como coral, dança e passeios.

Sobre a Roche e sobre Accu-Chek

Com sede na Basiléia (Suíça), a Roche é um dos maiores grupos mundiais em cuidados com a saúde nos campos farmacêutico e diagnóstico. Fornecedora de produtos e serviços inovadores para detecção precoce, prevenção, diagnóstico e tratamento da doenças, o Grupo contribui com um amplo portfolio de produtos para a melhoria da saúde e da qualidade de vida das pessoas.

A Divisão Diagnostics da Roche, líder mundial em automonitorização de Diabetes, lançou recentemente o kit com o Accu-Chek Performa e o Accu-Chek Multiclix, monitor de glicemia e lancetador, respectivamente. O Accu-Chek Performa é o único do mercado que identifica possíveis alterações no ambiente e nas tiras, garantindo resultados ainda mais confiáveis. O Accu-Chek Multiclix possui um mecanismo inédito de seis lancetas embutidas em um tambor, evitando que as agulhas fiquem expostas e possibilitando conforto visual durante o uso, que é praticamente indolor. A Roche atua no segmento de monitores de glicemia há 14 anos e tem 62% de participação no mercado brasileiro.

“Campanha Gratuita de Prevenção do Diabetes e suas Complicações”

Diabetes: Um ano em um dia

Data: 16/11/2008 – domingo

Horário: das 8h às 17h

Local: Colégio Madre Cabrini

Endereço: Rua Madre Cabrini, 36, ao lado do metrô Vila Mariana, em São Paulo.

Informações: (11) 5572-6559/6179 – mkt@anad.org.br
.

Fonte: MaxapressNet.

Comente!!

Compre aqui

Indicamos

Receba nossas informações:


Nome:



Email: