Vida Sustentável

Vida Sustentável

Vida Sustentável RSS Feed
 
 
 
 

Consumidor atual busca produtos exclusivos, opções saudáveis e bons preços

A sociedade muda e com ela os hábitos de consumo. Atualmente, uma das características que marca o perfil do consumidor é a procura por personalização. Pesquisa realizada pelo instituto Latin Panel mostra que a tendência agora é a busca por produtos que se encaixem no estilo de vida e no bolso.

E, até encontrar o que agrada, há um longo caminho. O estudo, apresentado em encontro da Abre (Associação Brasileira de Embalagem), mostra que o consumidor experimenta seis marcas de sabonetes diferentes, em sete versões distintas, no período de um ano, para escolher a que mais lhe agrada. Para o shampoo, os números também impressionam: três marcas distintas, em quatro versões, no período de um ano.

Melhor e mais barato

As transformações das famílias brasileiras são variáveis importantes para se entender como e o que o brasileiro deseja consumir. A pesquisa aponta que 30% dos domicílios são independentes atualmente, ou seja, em cada um reside apenas uma pessoa ou um casal sem filhos.

Essa característica impacta no desejo por produtos específicos. A procura por embalagens menores, porções individuais de alimentos e outros produtos fracionados tem aumentado consideravelmente.

Entretanto, a procura pelo que melhor se adequa ao estilo de vida não implica, necessariamente, em descaso com relação ao preço. Uma pesquisa realizada pela Market Analysis, com mais de mil consumidores solteiros, mostrou que 80% deles disseram procurar os melhores valores.

Geração saúde

Um dos traços da personalização do consumo atual é a procura por alimentos saudáveis, ou os chamados funcionais. Em 2007, a procura por produtos tradicionais cresceu 17%, enquanto que, pelos funcionais, aumentou 35%. Dentre esses alimentos, destacam-se os iogurtes, leites, cereais, bebidas à base de soja, entre outros.

A pesquisa mostra que 35% dos domicílios consomem algum tipo de produto diet ou light. O gasto médio da população com essa categoria de alimentos aumentou 29% entre 2006 e 2007, com um aumento de um ponto percentual na penetração da categoria entre os consumidores.

Boa parte da procura pelos alimentos mais saudáveis está relacionada à questão da saúde. A Latin Panel mostra, através do estudo, que 42% da população está acima do peso, sendo que 27% apresenta sobrepeso e 15%, obesidade.

Fonte: Portal Empreendedor/InfoMoney.

As notícias publicadas em Vida Sustentável podem ser reproduzidas, desde que citada a fonte.
Todos os Direitos Reservados.

Comente!!

Compre aqui

Indicamos

Receba nossas informações:


Nome:



Email: