Vida Sustentável

Vida Sustentável

Vida Sustentável RSS Feed
 
 
 
 

Múltiplos sabores na Praça dos Orgânicos

Praça dos Orgânicos

Praça dos Orgânicos

A satisfação do agricultor Ezequiel Rodrigues, de Rio Branco (AC), um dos expositores da Praça dos Orgânicos, é perceptível. “Quando cheguei e me disseram que meu lugar era aqui, fiquei feliz demais. É muito bom ter nosso produto reconhecido como orgânico”.

Ezequiel conta que os visitantes sempre querem saber por que o queijo (mussarela e coalho), a manteiga e os doces de leite e a manteiga são orgânicos. “Explico com prazer que utilizamos o sistema de pasto verde – o capim que alimenta as nossas vacas não tem veneno nem adubo químico”.

Representando a Cooperativa dos Agricultores e Pecuaristas da Regional do Baixo Acre (Coopel), formada por 300 famílias, o agricultor diz que eles enxergaram na produção orgânica uma oportunidade de possuir um diferencial no mercado. “Ontem, vendi manteiga para uma senhora. Ela gostou tanto que hoje voltou para comprar mais. Levou quase todo o meu estoque”, conta, orgulhoso.

A Praça dos Orgânicos também expõe e vende produtos da Serra Gaúcha. Vinho, suco de uva, geléias, conservas, compotas e doce de leite produzidos de forma diferenciada podem ser encontrados no estande da Coopernatural, cooperativa formada por 25 famílias do município Picada Café. Ricardo Fritsch explica que o processo de transição para a produção orgânica foi lento. “Levamos três anos para desintoxicar o solo. Mas valeu a pena. Quem tem acesso à informação sabe que é melhor”.

Os visitantes também encontram no estande o adubo orgânico produzido pelas minhocas, conhecido como húmus. Joaquim Facundes, presidente da Cooperativa dos Produtores Orgânicos e Biodinâmicos da Chapada Diamantina (Cooperbio), que reúne 57 famílias de cinco municípios dessa região da Bahia, explica que o principal objetivo é a divulgação do produto. “Trouxemos uma amostra do nosso café orgânico e já fizemos muitos contatos por aqui. Também temos algumas encomendas do húmus. Isso pra gente é o mais importante”

Fonte: Assessoria de Comunicação do MDA.

Comente!!

Compre aqui

Indicamos

Receba nossas informações:


Nome:



Email: