Vida Sustentável

Vida Sustentável

Vida Sustentável RSS Feed
 
 
 
 

Novembro é mês de mutirões em horta comunitária de Porto Alegre

 

No último sábado (8/11), a Comunidade Jardim Gordo, que fica na Vila Renascença, em Porto Alegre, foi beneficiada por um mutirão comunitário. O objetivo continuar o redesenho da horta comunitária, com plantio de verduras e legumes. As próximas atividades estão marcadas para os sábados dias 22 e 29 deste mês, a partir das 10h, na Avenida Ipiranga, n° 752, no bairro Menino Deus, junto ao Departamento Municipal de Águas e Esgotos (DEP) da Prefeitura de Porto Alegre.

A Prefeitura cedeu, em 2003, a área para a Vila Renascença I em frente ao Arroio Dilúvio, foco de lixo devido ao término da coleta seletiva de lixo local em 2004. Por ali trafegam muitos automóveis, “há poluição e degradação ambiental”, destaca a líder comunitária Angélica Mirinha. Hoje, no loca, é realizado plantio de hortigranjeiros e coleta de lixo orgânico para a elaboração própria de composto.

“Todo o plantio da Horta Comunitária Jardim Gordo é distribuído para a comunidade. Quando sobra, é repassada para a creche Lupicínio Rodrigues e os excedentes são vendidos para moradores do bairro Menino Deus”, destaca a líder ao explicar que na Vila vivem pessoas oriundas do interior, vindas à capital gaúcha há mais de 50 anos. “Temos como histórico de luta o acesso à terra e à habitação, a luta pela regularização fundiária e pela construção de casas, em 1996, e a resistência aos despejos da antiga vila Ilhota, quando a maior parte dos moradores foi enviada ao bairro Restinga”.

A criação e manutenção da horta em 2002, em parceria com a Comunicarte Terra (entidade formada para pensar questões sociais e ambientais do bairro) foi uma saída para os moradores enfrentarem os problemas de segurança alimentar e o tráfico de drogas. “Hoje convivemos com preocupações ambientais e a horta é um espaço simbólico que preservamos como função social urbana e ambiental capaz de integrar as ações comunitárias”, destaca Angélica Mirinha, ao prever que o advento do projeto trará um avanço na comunidade “para ampliar sua percepção e defesa consciente de sua integridade e do planeta terra”.

O projeto Horta Comunitária Jardim Gordo teve um impulso a partir de aprovação e aporte de recursos junto ao Casa ( Centro de Apoio Sócio-Ambiental), o que permitiu a aquisição de mudas, sementes e outros materiais assim como a inclusão e participação de técnicos que se envolveram na capacitação das pessoas da Comunidade da Vila Renascença e na revitalização do espaço da Horta Comunitária Jardim Gordo. O projeto tem duração de agosto a dezembro de 2008.

“Para participar, sugerimos que as pessoas tragam um quilo de alimento, sementes ou mudas e seu conhecimento para compartilhar conosco”, finaliza a líder comunitária Angélica Mirinha.

Foto (Eduardo Diehl) Hortigranjeiros comunitários
Texto de Adriane Bertoglio Rodrigues, especial para a EcoAgência de Notícias.

Comente!!

Indicamos

Receba nossas informações:

Nome:



Email: