Vida Sustentável

Vida Sustentável

Vida Sustentável RSS Feed
 
 
 
 

Restaurantes da UFRGS podem ter fornecimento total de alimentos pela agricultura familiar


Reunião ocorreu na UFRGS

A visita do ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), na última sexta-feira (7), selou a formulação de um estudo para que o fornecimento dos alimentos das refeições diárias nos Restaurantes Universitários (RUs) seja 100% da agricultura familiar. Todos os dias, 7 mil refeições são servidas nos RUs. A proposta deve englobar, ainda, as lanchonetes e os demais restaurantes dos campus da Ufrgs na capital gaúcha.

A proposta foi debatida no final da manhã entre o ministro e o vice-reitor, Rui Oppermann, no Salão Nobre da Reitoria, em Porto Alegre. “A idéia central da conversa foi aprofundar a relação do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) com a universidade, porque a agricultura familiar do Rio Grande do Sul é muito avançada, muito desenvolvida. Precisamos trabalhar junto com a Universidade para aprofundar ainda mais as nossas políticas públicas”, ressalta o ministro.

O estudo para o fornecimento de todos os alimentos dos RUs da Ufrgs pela agricultura familiar será realizado pelo coordenador do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Rural, Sérgio Schneider. “É uma proposta parecida com a do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da merenda escolar. Agora, 30% dos alimentos da merenda escolar terão de vir da agricultura familiar. As prefeituras terão de comprar os alimentos da agricultura familiar”, esclarece o ministro.

No começo da manhã, Cassel fez uma apresentação aos alunos e professores do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Rural, da Faculdade de Economia, e também aos da Faculdade de Agronomia. O ministro enfatizou a importância da integração entre os órgãos do Governo Federal e as universidades na disseminação do conhecimento e na proliferação de políticas públicas no campo.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Comente!!

Compre aqui

Indicamos

Receba nossas informações:


Nome:



Email: