Vida Sustentável

Vida Sustentável

Vida Sustentável RSS Feed
 
 
 
 

Feira de sementes vai agitar Eldorado, no Vale do Ribeira (SP), neste final de semana

 

Sementes de arroz do quilombo de André Lopes

Sementes de arroz do quilombo de André Lopes

Sábado, 6/12, a partir das 8h, na Praça da Matriz, da cidade de Eldorado, o ISA e associações quilombolas da região promovem feira de sementes e mudas de variedades tradicionais utilizadas na agricultura. O que se pretende é incentivar a troca entre as comunidades quilombolas no intuito de estimular a produção, melhoria e comercialização de sementes e mudas.

A idéia da feira que vai acontecer neste sábado, 6/12, a partir das 8h é trocar sementes e mudas de variedades de sementes tradicionais, usadas na agricultura, como milho, feijão, arroz, mandioca, taiá, batata e frutas entre outras. A troca é voltada à difusão, preservação e conservação das variedades. A importância de utilizar sementes tradicionais tem três aspectos importantes: do ponto de vista técnico, adaptam-se melhor ao clima e às condições tecnológicas das comunidades; do ponto de vista econômico, valoriza os produtos locais; do ponto de vista político, promove a independência e segurança alimentar, atendendo a reivindicação das comunidades de produzir, usar, melhorar, trocar e comercializar sementes livremente. A atividade destina-se às comunidades quilombolas do Vale do Ribeira.

As trocas acontecem na parte da manhã, entre 8h e meio-dia, e podem ser assistidas pelo público em geral que poderá participar comprando produtos das comunidades que estarão à venda. A partir das 13h30 e até as 16h haverá debate sobre sementes tradicionais do qual o público também é convidado a participar.

A organização do evento é do ISA e das associações quilombolas e conta com apoio da organização italiana denominada Movimento pelo Auto-desenvolvimento, o Intercâmbio e a Solidariedade (MAÍS), do Ministério dos Assuntos Exteriores da Itália e da Ajuda da Igreja da Noruega e Operação Dia do Trabalho (AIN/OD).

Confira a programação abaixo:Quando:6 de dezembro de 2008, a partir das 8h
Local: Praça da Matriz, em frente ao salão paroquial, em Eldorado (Vale do Ribeira, SP)
8h-12h30 – Troca e venda de produtos
13h – Almoço
14h-15h30 – Palestra: “A importância de garantia dos direitos dos pequenos agricultores sobre o conhecimento das sementes e a liberdade de uso e produção das variedades tradicionais”.
Fernando Mathias/ISA
15h30 – Plenária – Perguntas e debate
16h00 – Encerramento com café tradicional
Mais informações podem ser obtidas com Raquel ou Silvani pelo telefone (13)3871-1697 ou por e-mail: silvani@socioambiental.org.

 

Fonte: ISA

Comente!!

Compre aqui

Indicamos

Receba nossas informações:


Nome:



Email: