Vida Sustentável

Vida Sustentável

Vida Sustentável RSS Feed
 
 
 
 

Alimentos funcionais podem reduzir óbitos por doenças cardiovasculares no Brasil

Cerca de 32% de todos os óbitos que ocorrem no Brasil são causados pelas doenças cardiovasculares. Isso representa 820 óbitos por dias e mais de 300 mil a cada ano. E é para conscientizar a sociedade da gravidade desse problema que ocorre no próximo dia 19, no Campus Piracicaba da ESALQ/USP, o III Simpósio Nacional da Sociedade Brasileira de Alimentos Funcionais (SBAF). Este ano o Simpósio terá como tema central: “Alimentos Funcionais na Redução do Risco de Doenças Cardiovasculares”. Segundo seus organizadores, de cada 100 mil habitantes, ocorrem 160 mortes ligadas a essa causa. Um número altíssimo se comparado, por exemplo, com o Japão, onde esse índice cai para apenas 42 óbitos dentro do mesmo grupo populacional.

A doença cardiovascular é a principal causa de morte em países desenvolvidos, explica a professora do departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição e presidente da Sociedade Brasileira de Alimentos Funcionais, Jocelem Mastrodi Salgado. Ela enfatiza que a utilização de alimentos funcionais pela população, poderia reduzir muito esse risco, propiciando, inclusive, a diminuição dos gastos públicos com a saúde.

Entre os principais fatores de risco estão os clínicos e os ambientais. Como clínicos, destacam-se níveis elevados de colesterol, hipertensão arterial, obesidade, diabetes Miellitus, menopausa, níveis elevados de homocisteína, aumento da resistência à insulina e hereditariedade. Já, entre os fatores ambientais estão dieta, tabagismo, sedentarismo e estresse. A sociedade Brasileira de Cardiologia (Funcor) estima que aproximadamente 42% dos adultos brasileiros possuem colesterol alterado e 15% são hipertensos.

A inscrições estão abertas no site da SBAF. Maiores informações podem ser obtidas através do e-mail sbaf@sbaf.org.br ou pelo telefone (19) 3422-6123. Veja a programação completa do III Simpósio Nacional da Sociedade Brasileira de Alimentos Funcionais aqui.

Texto da redação de Vida Sustentável.

One Response to “Alimentos funcionais podem reduzir óbitos por doenças cardiovasculares no Brasil”

  1. 1
    angela santi:
    muito bom

Comente!!

Compre aqui

Indicamos

Receba nossas informações:


Nome:



Email: