Vida Sustentável

Vida Sustentável

Vida Sustentável RSS Feed
 
 
 
 

Brasil sedia encontro de produtores mundiais de pimenta-do-reino

Pará é o maior produtor de pimenta-do-reino do país

Pará é o maior produtor de pimenta-do-reino do país

O Brasil sedia em dezembro próximo, em Belém do Pará, a 37ª Sessão da Comunidade Internacional da Pimenta-do-Reino (IPC). Participam do evento representantes dos seis principais produtores mundiais, Índia, Indonésia, Malásia, Sri Lanka e Vietnã, além da delegação brasileira. A reunião tem por objetivo promover, coordenar e harmonizar atividades relacionadas à economia do produto.

O estado do Pará foi escolhido por ser o maior produtor de pimenta-do-reino do país, com mais de 80% de toda a produção. O Brasil está sediando o evento pela segunda vez. Em 2001 a capital paraense também havia recebido os maiores produtores do mundo.

O Brasil chegou a liderar a produção mundial de pimenta-do-reino no início da década de 1980. Vários fatores, como os preços baixos e o alto custo dos insumos desistimularam muitos brasileiros de plantarem a pimenta. Hoje a liderança está com o Vietnã, país que sediou a última sessão, no ano passado. Logo atrás vem Indonésia e Índia. O Brasil é o quarto maior produtor, com 13% do total, mas é o segundo colocado entre os exportadores.

Com origem na Índia, a pimenta-do-reino foi introduzida no Brasil em 1933, por imigrantes japoneses que se fixaram no município de Tomé-Açu (Pará). A produção estadual chega a 40 mil toneladas, cerca de 90% do total brasialeiro. Os maiores consumidores da pimenta brasileira são os Estados Unidos e a Europa. É a mais importante especiaria comercializada no mundo, usada como condimento e nas indústrias de carnes e conservas. Agricultores familiares são os principais produtores.

Texto: Redação Vida Sustentável.

4 Responses to “Brasil sedia encontro de produtores mundiais de pimenta-do-reino”

  1. 1
    Ana Carolina:
    Como faço para me inscrever neste evento??!
    Faço parte da equipe técnica da Secretaria de Estado de Agricultura.

    Atenciosamente,
    Ana Costa.

  2. 2
    celia nacarato:
    Gostaria de saber onde consigo comprar sementes de pimenta-do-reino para uma pequena horta domestica?
    Existem varias comunidades no orkut, de doação e trocas de sementes, onde tem centenas de pessoas interessadas em adquiri-las, assim como eu.
    Aguardo resposta e agradeço.
  3. 3
    alexandre:
    sou produtor de pimenta do reino em maues,gostaria de participar desse evento.que devo fazer para me inscrever.aguardo resposta(alexgrandegrande@hotmail.com).
  4. 4
    Tamillis:
    a pimenta do reino é plantada através mudas que saõ retiradas do caule da planta.

Comente!!

Compre aqui

Indicamos

Receba nossas informações:


Nome:



Email: