Vida Sustentável

Vida Sustentável

Vida Sustentável RSS Feed
 
 
 
 

Hortelã pode combater doenças causadas por falta de saneamento


Pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) descobriram que a hortelã pode ajudar no tratamento de doenças relacionadas à falta de saneamento. De acordo com o professor da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da UnB, Jean Kleber Matos, a hortelã tem um princípio ativo chamado óxido de piperitenona que mata amebas e giardias, os germes responsáveis por sintomas como dor de barriga, febre, vômito e diarréia, entre outros.

De acordo com o professor, existem em farmácias remédios com o princípio ativo da hortelã, mas as pessoas podem usar a folha fresca para se proteger das doenças cusadas por esses germes

A dose diária da planta, de modo geral, deve ser de 8 gramas. Uma medida bem prática para saber a dose adequada ao consumo é a quantidade de erva que se consegue esconder na mão fechada. Essa é a dose para um copo de 300 mililitros (ml) ou uma xícara de chá, mas não se pode passar de três xícaras por dia”, explicou.

Jean Kleber Matos disse que não se deve exagerar porque a hortelã também pode causar queda de pressão arterial. Quem tem pressão normal, não pode exagerar na dose, acrescentou.

Uma das maneiras de evitar a contaminação por esses germes é limpar bem os alimentos, principalmente folhas, não comer alimentos mal cozidos ou crus.

Texto de Roberta Lopes, repórter da Agência Brasil.

One Response to “Hortelã pode combater doenças causadas por falta de saneamento”

  1. 1
    valesca:
    gente maravilha, vcs.
    por favor. eu uso hortelã desidratado. para melhorar a digestão. mas não sei qual hortelã é. não diz no sacquinho de compra veio lacrado com o cheirinho de hortelã, mas não diz mais nada.
    gostaria por favor, de que me enviassem, quais as indicações, e os beneficios. dizem qu hortelã é benéfico, até para ressecamento de pele?
    verdade? que estimula digestão. que acalma, sem dopar. eu uso três a quatro copos por dia. a uma semana. será que esta quantidade será também benefica? mesmo sendo desidratada?
    aguardo e agradeço vcs.

Comente!!

Indicamos

Receba nossas informações:

Nome:



Email: