Vida Sustentável

Vida Sustentável

Vida Sustentável RSS Feed
 
 
 
 

Chocolate com 70% de cacau combate a hipertensão

Lavoura de Cacau

Lavoura de Cacau

Redução da pressão arterial e melhora da circulação por meio do consumo diário do chocolate. Esses são alguns dos benefícios estudados em uma pesquisa desenvolvida pela Clínica Experimental do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Clinex/Hupe). Sob a orientação do coordenador, Antônio Sanjuliani, o estudo propõe que pacientes hipertensos ingiram diariamente 100 g de chocolate com 70% de cacau.

A pesquisa intitulada Avaliação da ingestão de cacau sobre o perfil lipídico marcadores inflamatórios e função endotelial e pressão arterial em pacientes com hipertensão estágio 1, está em andamento e conta com a participação das mestrandas Lívia de Paula Nogueira e Marcela Knibl. Os pesquisadores partiram da constatação de que o cacau, presente em chocolates e em algumas bebidas, possui alta concentração de flavonóides, compostos responsáveis pela produção de óxido nítrico, que auxiliam na dilatação dos vasos sanguíneos. Dessa forma, o produto pode reduzir a mortalidade por doenças cardiovasculares relacionadas à alta pressão arterial.

Com base nisso, as mestrandas entrevistaram cerca de 500 voluntários, entre 18 e 60 anos, a fim de selecionar um grupo para investigação. Para participar, o paciente deve ser hipertenso, mas ainda não ter sido submetido a qualquer tratamento anterior. “Além disso, tem de estar com peso normal, não fumar, não ingerir bebidas alcoólicas, e se comprometer a não consumir chocolate além do fornecido pela Clinex, e evitar alimentos que contenham flavonóides, tais como: uva, vinho tinto e chá”, observa Sanjuliani. Devido a estas restrições, apenas 30 pessoas foram selecionadas. “É difícil encontrar pacientes que se encaixem no perfil da pesquisa”, admite o professor.

Aos voluntários, são administradas doses diárias do chocolate. Para evitar que o grupo tenha problemas com a ingestão diária de calorias e gorduras extras, a pesquisa conta com uma dieta balanceada, na qual são subtraídas as calorias do chocolate da quantidade diária recomendada pelos nutricionistas. Além disso, há uma orientação de manter o registro diário de todas as refeições consumidas no período.

Para comprovar a eficácia do cacau 70% como redutor da pressão arterial, está sendo realizada uma série de exames em cada voluntário. Dentre os principais aspectos analisados está a aferição da pressão arterial. Além do monitoramento semanal, no início e no final da análise de cada paciente é feita uma aferição a cada 20 minutos durante 24 horas com a utilização de um aparelho de alta precisão.

Há também um exame para a análise da microcirculação pelo EndoPath 2000, aparelho com tecnologia de ponta, importado de Israel e comprado pela UERJ com apoio da Fundação Carlos Chagas de Amparo a Pesquisa no Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

A observação clínica envolve ainda a análise de resultados de coleta de sangue “Onde são observados os marcadores inflamatórios e perfil lipídico”, explica Lívia Nogueira. Além disso, todo o material coletado dos pacientes está sendo armazenado em um freezer a – 80º C pelo menos até o fim da pesquisa. De acordo com o professor Sanjuliani a pesquisa será concluída até o final deste ano.

Pacientes que se encaixem nos requisitos solicitados podem participar do estudo. Para se candidatar, entre em contato com o telefone: 2587-6836.

Por Portal da UERJ.

4 Responses to “Chocolate com 70% de cacau combate a hipertensão”

  1. 1
    Kamal Achoa:
    Consulto se poderei ingerir as 100g. diárias, pois faço “tratamento anterior”, ou seja, tomo por dia bensilato de anlodipino 5mg. e atenolol 25mg. Nunca fumei, muito raramente tomo um pouco de vinho, tenho peso normal. No fim de semana, nem sempre, tomo no máximo 2 latas de cerveja.
    Grato
  2. 2
    Vida Sustentável:
    Prezado Kamal,
    esse não é o objetivo do nosso site. Trabalhamos apenas para disponibizar as informações.
    Nossa sugestão é que você procure um médico ou nutricionista.
    Att,
    Redação Vida Sustentável.
  3. 3
    aloysio barbosa:
    Chocolate abaixa a pressão;
  4. 4
    Vanessa:
    Muito interessante essas informações.

Comente!!

Indicamos

Receba nossas informações:

Nome:



Email: