Vida Sustentável

Vida Sustentável

Vida Sustentável RSS Feed
 
 
 
 

Direitos desrespeitados pelo uso de transgênicos

Entre os danos causados pelos transgênicos estão desmatamento, aumento do uso de herbicidas e destruição da subsistência dos povos indígenas

Entre os danos causados pelos transgênicos estão desmatamento, aumento do uso de herbicidas e destruição da subsistência dos povos indígenas

Professor do Mestrado em Educação nas Ciências da Unijuí, Antônio Andrioli e Via Campesina Brasil apresentam relatório sobre desrespeito do Brasil ao Pacto de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais das Nações Unidas.

De acordo com informações do Boletim por um Brasil Livre de Transgênicos o relatório apresentado em Genebra, Suiça, esta semana, mostra que o Brasil não estaria cumprindo o Pacto. São signatários 140 países, incluindo o Brasil.

Segundo o professor Andrioli, como “consequência da introdução dos transgênicos, os direitos das pessoas à auto-determinação, o direito à alimentação e o direito à saúde estão sendo massivamente infringidos no Brasil”.

Entre os danos causados pelos transgênicos Andrioli enumerou em seu pronunciamento à ONU no dia 4 de maio: desmatamento, aumento do uso de herbicidas, destruição da subsistência dos povos indígenas e dos pequenos agricultores, monopolização das terras de cultivo e trabalho escravo, entre outros.

O relatório aconselha que o governo brasileiro proiba por lei os transgênicos e assegure o acesso a sementes tradicionais.

Esta semana uma comitiva coordenada pelo Ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Paulo Vanucchi, responderá pelo governo brasileiro à ONU em relação às obrigações assumidas a partir da assinatura do pacto.

Entidades da sociedade civil organizada enviaram relatórios à ONU sobre o comportamento do país como subsídio para os questionamentos das Nações Unidas.

Fonte: Agência Pulsar.

Comente!!

Indicamos

Receba nossas informações:

Nome:



Email: