Vida Sustentável

Vida Sustentável

Vida Sustentável RSS Feed
 
 
 
 

Feijão para plantio orgânico tem maior rendimento

Todas as variedades pesquisadas responderam bem ao cultivo orgânico.

Todas as variedades pesquisadas responderam bem ao cultivo orgânico.

Um experimento feito com seis variedades de feijão cultivadas em um sistema de produção orgânico mostrou um alto desempenho, com média de 3.500 quilos por hectare. A obtenção de 2.500 quilos por hectare em um plantio tradicional já é considerada uma boa produção.

A pesquisa, que teve como objetivo avaliar a adaptação de cultivares para o sistema orgânico, considerado uma boa alternativa para pequenos produtores, foi feita pela agrônoma Jacqueline Camolese de Araújo durante sua dissertação de mestrado na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo de Piracicaba, no interior paulista.

Todas as variedades pesquisadas – quatro do grupo carioca e duas do grupo preto – responderam bem ao cultivo orgânico. Para controlar o besouro vaquinha (Diabrotica speciosa), praga que ataca as plantações de feijão, foi usado o óleo de nim (Azadirachta indica), extraído da planta de origem indiana. Os resultados do experimento, realizado na época do inverno com irrigação, são válidos para as condições naturais da região de Piracicaba, com pouca chuva entre julho e setembro.

Fonte: Agência Fapesp

Comente!!

Compre aqui

Indicamos

Receba nossas informações:


Nome:



Email: