Vida Sustentável

Vida Sustentável

Vida Sustentável RSS Feed
 
 
 
 

Livro lançado em Porto Alegre traz dicas sobre faxina ecológica

Canadense Denis Beauchamp autografando o livro

Canadense Denis Beauchamp autografando o livro

Nem a fina garoa que começou a precipitar no meio da manhã deste sábado (30) na Feira dos Agricultores Ecologistas (FAE) de Porto Alegre, nem a temperatura próxima dos 15ºC, foram suficientes para afastar as pessoas que se dispuseram a conhecer o livro que estava sendo lançado no local: A Casa Limpa da Faxineira Ecológica. Sempre acompanhado por um sorriso nos lábios, o canadense Denis Beauchamp recebia a todos com a mesma atenção.

Misturando sotaque, mas falando um bom português, o canadense antecipava aos interessados algumas dicas e receitas aplicadas na sua obra. As principais dicas referiam-se aos benefícios que o ambiente pode receber quando se substitui produtos a base de cloro por água oxigenada no caso de uma limpeza doméstica ou pesticidas e inseticidas por ácido bórico ou limão em se tratando de afastar insetos.

A história da “Faxineira Ecológica”, como é tratada a obra, iniciou no final da década de 1980 em Montreal, no Canadá. As autoridades locais, alarmadas com o alto nível de contaminação por pesticidas e inseticidas, resolveram instituir uma lei proibindo os donos de terrenos de utilizarem os produtos tóxicos. Um vereador da cidade, Denis Beauchamp, resolveu, então, dar sua parcela de contribuição e começou a pesquisar e juntar receitas básicas para substituir não só os venenos dos jardins, como também produtos potencialmente tóxicos utilizados para a limpeza doméstica.

 Desde então, o livro é editado anualmente. “Hoje já temos adaptações para nove países, Brasil, China, Japão, Índia, Estados Unidos, Inglaterra, Portugal, França, além do próprio Canadá”, explica o autor. “A edição atual foi adaptada à realidade brasileira com o objetivo de orientar as mulheres na prática da faxina”.
 
Poluição da água

Denis Beauchamp salienta que as pessoas fazem um conceito errado sobre a poluição hídrica. “Em geral”, diz, “pensam que a principal responsável pela poluição das águas é a indústria. Mas essa não é a verdade. 80% de toda a contaminação dos mananciais hídricos se origina dentro da casa. E os cidadãos são responsáveis por isso. As algas que se proliferam em rios como o Guaíba são o resultado do excesso de cloro e somos obrigados a colocar muitos produtos químicos para limpar”.

O autor acrescenta que o principal objetivo do livro não é criticar, mas propor ações efetivas. A obra, além de ser um guia prático para quem cuida da casa, mostra alguns exercícios de alongamento e regras de segurança, como formas de levantar peso.

E os resultados práticos já estão aparecendo. Na semana passada, Denis ministrou um curso no Loteamento Santa Terezinha, em Porto Alegre, onde foram formadas 10 mulheres. Elas já estão capacitadas para serem multiplicadoras dessas idéias e serão indicadas para trabalharem como faxineiras. O próximo, terá duração de seis meses e surgiu a partir de um convênio com a Associação Cristã Feminina (ACF). O livro pode ser adquirido através do e-mail grupoeco2009@gmail.com.

Confira algumas dicas apresentadas no livro “A Casa Limpa da Faxineira Ecológica”:

Pisos
Coloque uma pasta composta de 1/3 de bicarbonato de sódio e 2/3 de areia com água sobre as manchas persistentes. Deixe secar e em seguida esfregue, enxágüe e lave com sabão
Piso cerâmico
A melhor maneira de limpar a cerâmica é simplesmente esfregar com água quente e sabão. Para branquear a junções usa-se água oxigenada.
Piso cerâmico II
Misture no seu balde de limpeza aproximadamente 3,5 litros de água e 180 ml (3/4 de xícara) de vinagre. Lave o piso como de costume.

Box de banheiro
Tire a sujeira, os restos de sabão e o acúmulo de calcário nas portas e vidros do box com uma esponja ou pano molhado no vinagre e depois enxágüe. Para retirar o depósito de calcário da ducha, use uma velha escova de dentes embebida em vinagre. Se necessário, deixe de molho por algumas horas dentro de uma vasilha contendo vinagre diluído em água quente.

Amaciante
5 litros de água
1 sabonete de glicerina
60 ml (1/4 de xícara) de glicerina líquida
30 ml (2 colheres de sopa) de Leite de Rosas
Ferva um litro de água com o sabonete ralado até dissolver todo o sabonete. Acrescente mais 4 litros de água fria, as 4 colheres de glicerina e as duas colheres de Leite de Rosas. Mexa bem até misturar e depois enxágüe.

Repelente de insetos e mosquitos
250 ml (1xícara) de água
125 ml (1/2 xícara) de citronela cortada
125 ml (1/2 xícara) de álcool
Misture os ingredientes e deixe reagir por 10 dias. Bata no liquidificador e espalhe essas misturas nas plantas.

Três receitas para afastar formigas
1 – Polvilhe ácido bórico misturado com açúcar sobre o percurso das formigas ou atrás do fogão, da pia e do tanque;
2 – Um limão cortado ao meio afasta as formigas;
3 – Coloque na entrada e ao longo do percurso das formigas borra da café.

Por Juarez Tosi, especial para Vida Sustentável.

Comente!!

Indicamos

Receba nossas informações:

Nome:



Email: