Vida Sustentável

Vida Sustentável

Vida Sustentável RSS Feed
 
 
 
 

Feira Ecológica de Porto Alegre marca a entrada do inverno

Degustação de alimentos para o frio

Degustação de alimentos para o frio

No dia  20 de junho, a Feira dos Agricultores Ecologistas, FAE, destaca a nova estação que inicia no domingo às 18h06min. O dia mais curto do ano é chamado de solstício de inverno, pois o sol pára seu deslocamento aparente para o Norte. “Como o solstício é um ponto da órbita, ele acontece simultaneamente em todo o planeta” esclarece o físico Cláudio Miguel Beviláqua, do Observatório Astronômico da UFRGS.
 
Entre as novidades que a FAE preparou para seus frequentadores neste sábado estão uma banca com os produtos de inverno, sorteio de cestas com alimentos da época, banca de polpa de açaí, degustação de sobremesa aquecida e a banca do quentão com suco de uva.
 
Atrações
 
“As baixas temperaturas pedem alimentos mais calóricos e mais quentes”, comenta a nutricionista Herta Karp Wiener recomendando que sopas e chás façam parte do cardápio diário para manter uma boa hidratação do organismo. Segundo Herta, entre os ingredientes mais indicados para o frio estão o arroz cateto, a aveia e o trigo mourisco. A nutricionista distribui receitas, esclarece dúvidas e degusta uma sobremesa aquecida às 9h30min, na Banca do Inverno, localizada ao lado do caldo-de-cana.
 
Os cupons para concorrer a cinco cestos com alimentos de inverno começam a ser distribuídos no início da feira e tem direito a eles quem comprar nas bancas da primeira quadra da rua José Bonifácio, local da feira. Eles devem ser preenchidos e depositados na urna localizada na Banca Central. Às 9h30min serão sorteados dois cestos e ao meio-dia ocorre o sorteio dos demais. Os felizardos devem retirar seu prêmio até às 12h30min.
 
Feira Ecológica marca a entrada do inverno
 
Refletindo as mudanças no clima, a nova estação deve alterar ondas de frio com dias mais quentes. “A variabilidade de ondas de frio intensas com ondas de calor são características que denunciam as mudanças que ocorrem no sistema climático do planeta,” explica  Jefferson Cardia Simões, coordenador do Núcleo de Pesquisas Antárticas e Climáticas da UFRGS.
 
O aquecimento global provoca uma variabilidade maior nas condições meteorológicas, como tempestades, ventos e fenômenos que ocorrem em um curto espaço de tempo. Quando se fala em clima, o termo refere-se a características repetidas ao longo de décadas. Fenômenos recentes mostram que o equilíbrio do clima planetário  está sendo atingido. “Nem todos os locais da Terra aumentaram sua temperatura, alguns estão até esfriando. O que aumentou foi a média planetária, que no todo provoca um desequilíbrio e uma alteração das condições existentes até então”, conclui Simões.
 
A Feira dos Agricultores Ecologistas acontece todos os sábados das 7h às 13h na primeira quadra da rua José Bonifácio em Porto Alegre.
 
Texto:  jornalista Cláudia Dreier.

Comente!!

Indicamos

Receba nossas informações:

Nome:



Email: