Vida Sustentável

Vida Sustentável

Vida Sustentável RSS Feed
 
 
 
 

Manuais ajudam difusão da tecnologia de produção de alimento orgânico

Diretor-técnico do Sebrae Nacional, Luiz Carlos Barboza durante cerimônia de lançamento das publicações

Diretor-técnico do Sebrae Nacional, Luiz Carlos Barboza durante cerimônia de lançamento das publicações

Ampliar a aplicação da tecnologia social Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS) no País. Com esse objetivo, a Fundação Banco do Brasil (FBB), lançou nesta quarta-feira (24) um kit de publicações com um manual de capacitação da tecnologia PAIS e cinco cartilhas sobre os temas Prática da Agroecologia, Gestão do Sistema Produtivo, Comercialização, Empreendedorismo Solidário e Associativismo.

A cerimônia de lançamento das publicações foi realizada no Memorial JK em Brasília (DF). O evento contou com a participação de autoridades, entre elas o diretor-técnico do Sebrae Nacional, Luiz Carlos Barboza, o presidente da FBB, Jacques Pena, o deputado federal Geraldo Magela, o ministro da Previdência Social, José Pimentel, o secretário de Ciência e Tecnologia, Joe Valle, representando o ministro da Ciência e Tecnologia, a agricultora Monica Neri e o presidente da Associação de Orientação às Cooperativas do Nordeste, Walter de Carvalho.

O manual e as cartilhas vão ajudar na reaplicação da tecnologia possibilitando a criação no futuro de uma rede de reaplicadores da tecnologia social PAIS. Pela parceria entre a FBB e o Sebrae já são 4.180 unidades implantadas ou em implantação em 15 estados brasileiros e no Distrito Federal. Há também mais 1.776 unidades sob responsabilidade de outras instituições.

Pelo PAIS, milhares de famílias estão produzindo alimento orgânico de forma sustentável. O alimento que vai para a mesa do produtor também é vendido em feiras gerando renda. “Por se tratar de metodologia que não é estática, há diversos pontos em que podemos avançar. O manual traz essas preocupações e avança ao indicar, por exemplo, como o PAIS pode chegar ao mercado”, destaca o diretor do Sebrae Luiz Carlos Barboza.

O presidente da FBB, Jacques Pena, informa que a meta é chegar até o fim de 2010 com dez mil unidades implantadas no País. “O manual vai ajudar no alcance dessa meta, na medida em que vai desencadear um processo de expansão ainda mais acelerado. Nas publicações, há o conhecimento necessário para se implantar o PAIS. O conhecimento está todo sistematizado no manual”, afirma.

As publicações são voltadas aos multiplicadores da tecnologia social que foram ou serão capacitados pelos projetos em andamento no País.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias.

Comente!!

Indicamos

Receba nossas informações:

Nome:



Email: