Vida Sustentável

Vida Sustentável

Vida Sustentável RSS Feed
 
 
 
 

Mercado em expansão: alimento funcional é destaque de evento em São Paulo

hisouthamerca2009
Atenta ao mercado de alimento funcional, orgânico e natural, a UBM Brazil, organizadora do Health ingredients South América Summit (HiSA), reunirá os principais players da indústria de ingredientes nos dias 15 e 16 de junho, em São Paulo. Trazido da Europa e adaptado à realidade brasileira, o HiSA é um evento de conteúdo e networking composto de congresso e exposição table-top. Especialistas nacionais e internacionais em alimentação dissertarão sobre as principais tendências e inovações do segmento.

De acordo com pesquisas da Latin Panel, 35% dos lares brasileiros consomem algum tipo de alimento funcional. Considera-se funcional aquele alimento ou nutriente alimentar que, além de nutrir, gera benefícios para a saúde de quem consome. Os alimentos funcionais podem assumir várias formas. Alguns podem ser alimentos tradicionais nos quais se reconheceu um determinado componente útil para a saúde. Alguns podem ser alimentos fortificados ou que sofreram acréscimos, buscando reduzir certas doenças em determinados grupos populacionais.

Para falar de mercado, tendências, saúde e bem estar, o diretor da Euromonitor, Scott Rencher, ministrará a palestra “Oportunidades globais para os produtos do setor de saúde e bem estar até 2010”, questões sobre produtos naturalmente saudáveis e funcionais/enriquecidos; produtos orgânicos, produtos direcionados a mercados de população idosa e população ativa jovem e ainda, os desafios que a indústria terá de enfrentar com a atual crise. 

Questões do panorama econômico da agricultura orgânica no Brasil e no mundo, legislação e certificação, exigências e custos e a atuação do Instituto Biodinâmico (IBD), serão esclarecidas durante a palestra “Alimentos Orgânicos: agricultura, legislação e certificação”, ministrada pelo diretor do IBD, José Pedro Santiago. A agricultura orgânica movimenta cerca de US$ 40 bilhões por ano no mundo, de acordo com Santiago, por isso a importância de levantar todas as questões a respeito dos alimentos orgânicos. “A razão é simples e tem relação com a natureza humana: não fomos selecionados para aceitar em nosso organismo produtos sintéticos e derivados de petróleo. Necessitamos de ingredientes que tenham relação com a nossa natureza, ou seja, naturais e orgânicos, selecionados para a função terapêutica desejada”, comentou.

O consumidor moderno está cada vez mais preocupado com os conservantes “químicos” presentes nos alimentos que consome. Seguindo esta tendência o especialista em desenvolvimento de novos mercados em alimentos e nutrição da Purac, Hugo Magalhães, fará uma palestra no HiSA sobre a “Preservação Natural de Alimentos”, na qual abordará como a empresa vem trabalhando em diferentes segmentos alimentícios para buscar os ingredientes certos para os mais variados problemas de contaminação.

Segundo Magalhães, a descoberta de alguns malefícios provocados à saúde por esta classe de ingredientes, somada às ações da mídia, desperta no consumidor uma atenção especial para os termos “clean label”, “without preservatives” e “natural preservation”, por exemplo. “Aumentar a segurança microbiológica e estender a vida útil de alguns produtos, com menor impacto no sabor são alguns dos objetivos capazes de serem alcançados com a utilização dos produtos da Purac”, acrescenta Hugo.

Já na palestra “Alimentos ricos em benefícios”, Magalhães abordará as ações dos minerais e seus principais benefícios ao organismo humano, por meio de dados publicados em artigos científicos. Temas importantes como saúde vascular e cerebral, aumento da imunidade, combate à osteoporose e prevenção de anemia e diabetes, associados à ingestão de minerais, serão discutidos na apresentação. “Certas doenças estão diretamente relacionadas com a deficiência na ingestão de minerais, como cálcio e osteoporose, magnésio e problemas cardiovasculares, ferro e anemia, zinco e baixa imunidade, entre outras”, relata Magalhães. Segundo ele, em muitas partes do mundo, e principalmente na América Latina, a dose de minerais ingerida diariamente pela população é inferior àquela recomendada pela Organização Mundial da Saúde.

O Versacal Clear, combinação do ácido fosfórico com o cálcio solúvel que não influencia o PH e também não altera a cor do produto, será o foco da palestra a ser ministrada pelo egípcio Amr Shaheed, da Makeni Chemicals. Sob o tema “Fósforo e Cálcio: essenciais para a saúde óssea”, Shaheed vai falar sobre produtos já existentes como uma água saborizada com o versacal, que foi introduzida no mercado norte americano e outros lançamentos que estão previstos ainda para este ano.

Uma explicação de como a legislação brasileira auxilia o consumidor, por meio da rotulagem de produtos a tomar atitudes mais saudáveis em sua alimentação diária será debatida durante a palestra “Rotulagem de produtos saudáveis: você sabe o que seu rótulo deve conter para atender a legislação e ao consumidor”, da coordenadora técnica da SGS, Rosinely Casadó. “A rotulagem de alimentos reúne os resultados de estudos de comportamento, de novas descobertas e de dados referentes a hábitos de uma determinada população e saúde pública”, explica a coordenadora. Pesquisas realizadas pelo INMETRO demonstram que parte dos produtos comercializados possui falhas na rotulagem como ausência de alertas obrigatórios, dosagens incorretas e incoerências técnicas. “Atender às legislações de rotulagem é fundamental para um consumo seguro e consciente”, analisa Rosinely.

Microencapsulação
Compondo o HiSA Summit 2009 o Instituto de Tecnologia de Alimentos  (ITAL) e a Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA) apresentarão um ciclo de palestras sobre “Microencapsulação”, processo que permite a melhoria de produtos alimentícios do ponto de vista nutricional, sensorial e tecnológico.

A microencapsulação, de acordo com Jane Menegaldo Snow, vice-presidente e pesquisadora da SBCTA, permite o desenvolvimento de produtos “inteligentes” nos quais ingredientes sensíveis, protegidos pela estrutura da partícula, podem ser introduzidos em diversos produtos e liberados apenas nas condições de interesse. “Esta técnica é um segmento da nanotecnologia e possui uma interface muito grande com a aplicação de ingredientes saudáveis na formulação dos alimentos”, esclarece Jane.

Dentro do ciclo, haverá uma palestra intitulada “Avanços em Microencapsulação: Microparticulas Entéricas”, do professor Carlos Grosso, da FEA/Unicamp Brasil, para discutir alguns métodos utilizados na produção de micropartículas com propósito entérico. A escolha do método e do material mais adequado é que define o sucesso de sua aplicação. “No caso de partículas entéricas, o objetivo é que as mesmas protejam o material do recheio durante a passagem pelo estômago devido às condições drásticas e adversas de pH encontradas no órgão e que possam posteriormente, ao atingir o intestino, liberarem seu conteúdo”, comenta Grosso. Segundo o professor, novos produtos foram desenvolvidos e patenteados e se encontram disponíveis nos mercados em especial os produtos lácteos e barras de cereais.

A palestra “Encapsulação: Técnicas básicas e aplicações”, da pesquisadora do Instituto de Pesquisas Tecnologócias do Estado de São Paulo (IPT), Maria Helena Zanin abordará as diferentes técnicas de microencapsulação. Nesta palestra serão abordados o fundamento da tecnologia e técnicas convencionais (spray drying, coacervação, emulsificação e extração de solvente, gelificação iônica, gelificação e solidificação de gotas, polimerização interfacial, dentre outras) com as respectivas aplicações. “A microencapsulação envolve um conjunto de técnicas específicas que permitem a preparação de partículas funcionais constituídas por um material de suporte (agente encapsulante) e um composto ativo distribuído em seu núcleo.”, comenta a pesquisadora. Segundo Maria Helena muitos produtos entram no mercado como insumos em formulações e na maioria das vezes, são importados para as diferentes aplicações.

Sob o tema “Lipossomas na encapsulação de ingredientes alimentícios: novos processos e produtos”, de Lucimara Gaziola de la Torre, doutora em engenharia de alimentos e pesquisadora da UNICAMP abordará aplicações de lipossomas na indústria alimentícia como carreadores de ingredientes tais como nutracêuticos, suplementos nutricionais, conservantes, estabilizantes e como agentes solubilizantes de compostos não solúveis em água. Outro aspecto a ser apresentado é o emprego de técnicas atuais de produção de lipossomas, utilizando os princípios da microfluídica, em processamentos do tipo bottom-up e top down. “Os lipossomas são capazes de incorporar ou encapsular moléculas de diferentes naturezas (hidrofóbicas, hidrofílicas e anfifílicas), protegendo os compostos carreados das agressões do meio externo e promovendo a sua liberação sustentada”, acrescenta a pesquisadora. 

Serviço:
HiSA – Health Ingredients South America Summit 2009
Dias: 15 e 16 de junho de 2009
Local: Novotel Center Norte
Endereço: Av. Zaki Narchi, 500 – Vila Guilherme – São Paulo
Organização: UBM Brazil

Mais informações no site: www.hi-events.com.br

One Response to “Mercado em expansão: alimento funcional é destaque de evento em São Paulo”

  1. 1
    Dean Delmo:
    Olá,

    Sou da Gourmet in Nature, uma empresa preocupada com Sociedade e com a Saúde de Nossos cliente, por isso criamos a linha de integrais com Alimentos Funcionais.

    Nossas Delícias: http://www.gourmetinnature.com.br

    Benefícios dos Alimentos Funcionais: http://www.gourmetinnature.com.br/alimentofuncional

    e-Fly: http://www.gourmetinnature.com.br/gourmetinnature.jpg

    Gostaria de saber, o que é necessário para podermos aparecer em uma reportagem em seu Sítio/Site?

    Ou como podemos formar uma parceria.

    Estamos com Sebrae, Economia Solidária, fazendo projetos de Quiosque para os Shopping em Bambú. http://www.gourmetinnature.com.br/quiosque/ que é nossa Idendidade Visual.

    Muito Obrigado

    Dean Delmo
    21 78911888 id 8*65694
    gourmet@gourmetinnature.com.br

Comente!!

Compre aqui

Indicamos

Receba nossas informações:


Nome:



Email: