Vida Sustentável

Vida Sustentável

Vida Sustentável RSS Feed
 
 
 
 

Saiba as diferenças entre açúcar e adoçante

 

Adoçante fornece menos calorias que o açúcar

Adoçante fornece menos calorias que o açúcar


Açúcar ou adoçante? Ao tomar um cafezinho ou um suco é comum que esta dúvida apareça. Muitos ainda não sabem qual é mais benéfico, pois, afinal, qual a diferença entre eles?

O açúcar que se consome como alimento é produzido comercialmente a partir da cana-de-açúcar ou da beterraba. Essencialmente ele é um carboidrato, nutriente responsável por fornecer energia para o corpo. Já o adoçante é produzido artificialmente a partir de matérias-primas, como por exemplo, aminoácidos, produtos sintéticos e derivados da cana, fornecendo poucas calorias ou nenhuma.

A diferença na quantidade de calorias é a característica mais importante quando se compara o açúcar ao adoçante. “Cada grama de açúcar fornece 4 calorias, enquanto no adoçante essa quantidade é reduzidíssima”, explica a nutricionista da FSP-USP (Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, Viviane Vieira. É por essa razão que as pessoas que desejam emagrecer ou que precisam restringir o açúcar na dieta, como os diabéticos, acabam optando pelo adoçante.

A nutricionista ressalta que “o açúcar pode ser, por outro lado, a melhor opção para aqueles que querem aumentar o peso ou para crianças, que não devem ter a dieta com substâncias artificiais. De qualquer forma, tanto para um quanto para outro, existe uma quantidade recomendada e o excesso de ambos pode trazer prejuízos para a saúde”, alerta. Além disso, explica que existe uma legislação que orienta a quantidade segura de consumo de cada tipo de adoçante (aspartame, ciclamato, sacarina, estévia, sucralose).

Quanto ao uso do açúcar refinado, a nutricionista e tutora do Portal Educação, Ana Paula Leão Rossi, explica que “o açúcar refinado é um alimento que vem sendo substituído por adoçantes dietéticos e até por açúcar light, que contém açúcar e adoçante. No entanto, é importante ressaltar que o consumo de adoçantes deve ser controlado e utilizado em situações de emagrecimento e restrição de açúcar, devido a alguma doença.

Porém, se a preocupação é uma vida saudável, o uso do açúcar refinado pode ser realizado, não exagerando na dose. Manter uma alimentação equilibrada e praticar exercícios físicos é fundamental para o controle de peso e os agravos à saúde, como a obesidade e diabetes”.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Portal Educação.

One Response to “Saiba as diferenças entre açúcar e adoçante”

  1. 1
    Lana cristina alves ribeiro:
    boa tarde!gostaria se existe á necesidade deu fazer uso do adoçante.minha estatura(cm)160,5 peso(kg)54,50 e já pratico exercícios fisícos á mais ou menos á um ano,minha disponabilidade,3x na semana,2hs por dia.

Comente!!

Compre aqui

Indicamos

Receba nossas informações:


Nome:



Email: