Vida Sustentável

Vida Sustentável

Vida Sustentável RSS Feed
 
 
 
 

Desjejum matinal no retorno às aulas é importante aliado para uma alimentação saudável

Nutricionista Herta Karp Wiener

Nutricionista Herta Karp Wiener

 Adiada da semana passada  para este sábado (15), a campanha “”alimentação saudável no retorno às aulas”, promete movimentar a Feira dos Agricultores Ecologistas em Porto Alegre. A nutricionista Herta Karp Wiener, figura tradicional da Feira, explica que “uma das principais maneiras de evitar a gripe A é fortalecer o sistema de defesa do organismo, atitude relacionada à qualidade da alimentação”. Ela estará apresentando propostas de cardápio para todas as refeições do dia, a partir de um bom desjejum matinal.
 
“A primeira refeição deve ser a mais importante e não, a mais consistente” argumenta Herta. A nutricionista sugere um desjejum frugal para que o organismo possa expelir os resíduos do dia anterior. Como cardápio básico, Herta propõe líquidos, frutas suaves e cereais em flocos.
 
Entre os líquidos estão sucos de uva e maçã, alguns chás e até leite com um pouco de café fraco, para os mais tradicionais. Além da hidratação, as bebidas são fundamentais pois o corpo só absorve  os nutrientes quando estes estão dissolvidos. “Também é bom tomar água em jejum para auxiliar o processo de expulsão. Ela serve como um primeiro estímulo para acordar os intestinos”.
 
O segundo ítem, flocos de aveia, centeio, trigo e também granola, dá suporte energético o qual evita um maior apetite no almoço. Segundo a nutricionista, os cereais são mais saudáveis em flocos do que na forma de farinha: “os farináceos criam mais radicais livres por terem partículas menores que englobam maior quantidade de ar. Por estarem ‘aerados’, oxidam mais fácil no organismo”, explica Herta.
 
Além de refrescantes, as frutas terminam o trabalho de limpeza responsável por eliminar os resíduos liberados durante o sono.  Elas são fontes de vitaminas indispensáveis aos processos metabólicos que garantem a saúde dos indivíduos. Pela manhã as frutas doces são as mais recomendadas, fazendo parte da mesa maçã, mamão e banana que podem ser acompanhadas pela polpa de açaí, uma das novidades da FAE em 2009.
 
O cultivo do açaí integra o sistema agroflorestal adotado nos bananais ecológicos dos produtores da Região de Torres. Vendido em polpa congelada, o açaí pode ser encontrado próximo ao portal de boas vindas à FAE, na Banca da ACERT Raposa.
 
Herta orienta sobre a importância da variedade dos alimentos e da particularidade de cada indivíduo. “Devemos observar as reações do nosso organismo aquilo que consumimos, alguns alimentos podem ser exelentes para algumas pessoas e serem indigestos a outras”.
 
A nutricionista  expõe o cardápio proposto para o desjejum matinal e responde a questões relacionadas com a alimentação das 9 às 12h, na Banca do Meio, localizada ao lado do caldo-de-cana. Ela convida a todos para participarem do próximo tema, a merenda escolar, programado para o dia 23 de agosto.
 
A Feira dos Agricultores Ecologistas acontece todos os sábados das 7h às 13h, no canteiro central da primeira quadra da rua José Bonifácio, em Porto Alegre.

Texto da redação de Vida Sustentável com informações da assessoria de Comunicação da Feira dos Agricultores Ecologistas.

One Response to “Desjejum matinal no retorno às aulas é importante aliado para uma alimentação saudável”

  1. 1
    roberto osvaldo luce:
    Gostei imensamente das considerações da sra.herta e vou visita-la na feira no proximo sabado.Ja sou adepto da linhaça,quinoa,fibra de maracuja e faço o meu yougurt,para saborea-las no meu desjejum.Ao meio dia como frutas sopa de verduras e fibra de maracuja.Acompamha como alternativa arroz integral e feijao vermelho.A noite cha c leite ou cafe,2 fatias de pao de grãos com geleia de casca de bergamota,ma mão,banana e açucar cristal que eu produzo. Durante o dia tomo chAS,CHIMARRÃO,QUEBRA PEDRA,VERDE,MAÇA. sERA QUE ESTOU BEM ALIMENTADO?

Comente!!

Compre aqui

Indicamos

Receba nossas informações:


Nome:



Email: