Vida Sustentável

Vida Sustentável

Vida Sustentável RSS Feed
 
 
 
 

Feira ecológica de Porto Alegre propõe desjejum saudável

Nutricionista Herta Karp Wiener fará a demonstração

Nutricionista Herta Karp Wiener fará a demonstração

Um desjejum saudável, esta é a proposta que  a Feira dos Agricultores Ecologistas oferece como alternativas aos seus frequentadores, neste sábado (8).  A feira acontece todas as manhãs de sábados, na Av. José Bonifácio, bairro Bom Fim, em Porto Alegre (RS).

De acordo com a nutricionista Herta Karp Wiener, que estará demonstrando  os alimentos mais adequados para a refeição matinal, ”a primeira refeição deve ser a mais importante e não, a mais consistente”. Ela sugere um desjejum frugal para que o organismo possa expelir os resíduos do dia anterior.
 
Como cardápio para o início do dia Herta propõe líquidos, frutas suaves e cereais em flocos. Entre os líquidos estão sucos de uva e maçã, alguns chás e até leite com um pouco de café fraco, para os menos naturalistas. Além da hidratação, as bebidas são fundamentais pois o corpo só absorve  os nutrientes quando estão dissolvidos. “Também é bom tomar água em jejum para auxiliar o processo de expulsão. Ela serve como um primeiro estímulo para acordar os intestinos”.
 
O segundo ítem, flocos de aveia e granola, dá suporte energético que evita um maior apetite no almoço. Segundo a nutricionista, os cereais são mais saudáveis em flocos do que na forma de farinha: “os farináceos criam mais radicais livres por terem partículas menores que englobam maior quantidade de ar. Por estarem ‘aerados’, oxidam mais fácil no organismo”, explica Herta.
 
Além de refrescantes, as frutas terminam o trabalho de limpeza responsável por eliminar os resíduos liberados durante o sono.  Elas são fontes de vitaminas indispensáveis aos processos metabólicos que garantem a saúde dos indivíduos
 
“Como já foi comprovado, uma alimentação saudável fortalece o sistema imunológico para que o organismo possa resistir à gripe A e demais ameaças à saúde” afirma Herta. Ela  expõe o cardápio proposto e responde às dúvidas dos frequentadores da Feira dos Agricultores Ecologistas das 9h30min às 12h, na Banca do Meio, na banca localizada ao lado do caldo-de-cana.
 
Em caso de chuva forte a demonstração do desjejum matinal será transferida para o próximo sábado.
 
Por Vida Sustentável, com informações da jornalista Cláudia Dreier.

Comente!!

Indicamos

Receba nossas informações:

Nome:



Email: