Vida Sustentável

Vida Sustentável

Vida Sustentável RSS Feed
 
 
 
 

Município de São Paulo oferece workshop de alimentação saudável

Curso tem por objetivo  promover hábitos de alimentação saudável

Curso tem por objetivo promover hábitos de alimentação saudável

A Secretaria Municipal de Participação e Parceria (SMPP) promoverá, nos dias 2, 9, 16 e 23 de setembro, o workshop “Da Horta à Mesa”, uma iniciativa da Coordenadoria de Convivência, Participação e Empreendedorismo Social (Conpares), numa extensão do “Programa Escola Estufa Lucy Montoro”. 

O curso tem por objetivo  promover hábitos de alimentação saudável a partir da abordagem dos temas diabetes, segurança alimentar, obesidade e aproveitamento de alimentos. Para complementar a experiência, os participantes receberão brindes, livro de receitas, um folder explicativo do tema do dia e um folheto com a receita utilizada na palestra.
 
As atividades serão iniciadas com uma dinâmica de grupo, cuja finalidade é estimular uma reflexão a respeito da parte emocional envolvida na ingestão do alimento e de como ela afeta o indivíduo. “Tudo no ser humano é voltado para a mente, que está ligada ao lado emocional da pessoa. Se ela não estiver bem, isso afetará como ela vai se alimentar”, explica a psicóloga responsável pela dinâmica, Maria Elizabeth Bueno Vasconcellos.
 
Após a reflexão, a nutricionista Vivian Cristina Pivetta Pirani, falará sobre o conteúdo nutricional dos alimentos, além de fazer  receitas práticas e oferecê-las para a degustação dos participantes. “É importante que as pessoas saibam que não precisam se prender a uma dieta, mas saber balancear os alimentos e prepará-los de forma segura para o consumo”, ressalta Vivian.
 
As vagas são limitadas a 50 participantes em cada edição e serão destinadas, prioritariamente para servidores e membros de ONGs parcerias do projeto.
As inscrições podem ser feitas pelos telefones 3113-9710/ 3113-9717.
O workshop será realizado no auditório da SMPP, localizado na Rua Líbero Badaró, 119 – térreo, São Paulo.
 
O “Programa Escola Estufa Lucy Montoro” foi instituído em julho de 2009 pelo decreto nº 50.741 e teve como piloto o projeto “Mãos à Horta”, implantado em Parelheiros e em Casa Verde. O “Escola Estufa” é um programa da Prefeitura de São Paulo gerido pela SMPP e tem como objetivo geração de renda e melhoria da alimentação.
 
Para isso, os alunos são capacitados para se tornarem agentes multiplicadores, conhecedores de técnicas e de conceitos de cultivo de hortaliças e de outras plantas. Além disso, a Escola Estufa promove visitas monitoradas para professores e alunos.
 
O projeto resgata a ideia do Programa Hortas Comunitárias, idealizado por Lucy Montoro durante o governo de Franco Montoro. Duas unidades já estão instaladas em Parelheiros e em Casa Verde, e há a previsão de serem inauguradas mais cinco nas regiões de Vila Prudente, Mooca, M’Boi-Mirim, Pinheiros e Jaraguá. A meta é expandir o programa a mais 29 subprefeituras.
 
Programação
 
Workshop Da Horta à Mesa
Horário: das 9h30 às 11h
Local: Auditório da SMPP, localizado na Rua Líbero Badaró, 119 – térreo
Datas:
02.09 – Diabetes
09.09 – Segurança alimentar
16.09 – Obesidade
23.09 – Aproveitamento de alimentos.

Fonte: Assessoria Comunicação da Prefeitura de São Paulo.

Comente!!

Compre aqui

Indicamos

Receba nossas informações:


Nome:



Email: