Vida Sustentável

Vida Sustentável

Vida Sustentável RSS Feed
 
 
 
 

Exercício físico pode ser benéfico para quem sofre de doença coronariana

 imagem-097a
Praticar exercícios regularmente é a melhor opção para prevenir esta doença A doença coronariana começa na parede da artéria com o depósito de gordura em placas que poderão levar ao estreitamento e obstrução completa, impedindo o fluxo normal do sangue. Contudo um trabalho científico mostrou que, em pacientes com obstrução de duas ou mais artérias coronárias, o treinamento físico é benéfico, proporcionando resultados semelhantes aos obtidos com o tratamento convencional por angioplastia (dilatação mecânica da artéria obstruída).

O esforço físico e o aumento da demanda de sangue pelos músculos levam à ampliação do diâmetro das artérias, que se dilatam para permitir fluxo aumentado. As artérias doentes com o depósito de gordura não conseguem exercer esta função, o que leva a um fluxo menor do que o necessário durante o esforço.

“Cerca de 30% das mortes verificadas anualmente no mundo, decorrem de doenças coronarianas. Praticar exercícios regularmente, associando esta prática a uma dieta saudável e equilibrada constitui-se na melhor opção para prevenir doenças desta natureza”, explica a nutricionista e tutora do Portal Educação, Ana Paula Leão Rossi.

A dilatação das artérias é mediada por composto químico, o óxido nítrico, que é produzido nas paredes das artérias. A produção desse composto é menor nos quadros de doença cardíaca. E, de acordo com os estudos, após quatro semanas de treinamento a produção de óxido nítrico está normalizada em pacientes com doença arterial conhecida.

Fonte: Portal Educação.

Comente!!

Compre aqui

Indicamos

Receba nossas informações:


Nome:



Email: