Vida Sustentável

Vida Sustentável

Vida Sustentável RSS Feed
 
 
 
 

FAE comemora seus 20 anos com várias atrações

Escolas participam do concurso Sacolas de Algodão 20 Anos da FAE

Escolas participam do concurso Sacolas de Algodão 20 Anos da FAE (Foto: Juarez Tosi)

Ampliar o espaço de convívio e participação de todos é a proposta do aniversário da Feira dos Agricultores Ecologistas, FAE, que acontece neste sábado, 17 de outubro, no canteiro central da avenida José Bonifácio em Porto Alegre. O espaço interno da feira é duplicado pela segunda vez, pois metade das bancas ocupa parte da rua.
 
No primeiro dia de comemoração dos 20 anos, frequentadores da feira apreciaram o novo espaço registrando sua opinião na enquete sobre a mudança do fluxo. Com resultado parcial de 98% de aprovação, a consulta prossegue no sábado.
 

 
Desde o início da feira, antes das sete da manhã, já encontram-se nas bancas duas novidades: a sacola comemorativa e o guia de 20 anos da feira. Feita em algodãcrúru, ela traz a frase “Faço parte desta história” e o nome de quem compõe a feira de todos os sábados. O guia, feito em papel reciclato, mostra o nome e onde fica cada banca,  seu município de origem, quais os principais produtos e um contato de telefone ou e-mail.
 
A partir das 8h, os passantes podem apreciar alguns painéis “Fazer parte desta história é…”, e reconhecerem-se nas fotografias e cartazes do que vem acontecendo na feira ao longo das duas décadas. Entre eles, o grande papel pardo onde muitos desenhos e escritos expressam os 19 anos da FAE.
 
Uma grande mesa com os produtos da feira será exposta às 9h, ao lado do caldo-de-cana, para mostrar riqueza dos alimentos limpos. Juntas, como estavam no primeiro aniversário da FAE, as nutricionistas Herta Karp Wiener e Claudia Lulkin participam da mesa, comentando a importância de cadítemem para um organismo saudável e equilibrado.
 
“Todos podem parar por um instantinho e darem as mãos para abraçar a feira” convida Flávia Ryzewski, integrante da Comissão de Feirantes. O abraço será exatamente ao meio-dia e um pouco antes um sininho passa pela  feira para lembrar a todos que está chegando a hora.
 
Novidade
 
A partir deste sábado, as bancas da Aécia passam a coletar o óleo vegetal saturado por frituras. “Colocamos uma bombona em nosso caminhão para que as pessoas interessadas tenham onde depositar os restos de gordura da sua cozinha”, comenta Jamir Vígolo. Ele faz parte da cooperativa Aécia que em 2009 também completa 20 anos.
 
Além de diminuir os resíduos domésticos que chegam nos rios, a Aécia pretende comprar um equipamento que filtra o óleo recolhido fazendo com que funcione como biodísel. “Planejamos, no futuro, utilizar esse combustível, menos poluente, no caminhão que traz nossos produtos para a feira.”
 
Resultados
 
Às 10h acontece a homenagem ao Feirante em Destaque. A votação foi realizada no último sábado e premeia uma banca para cada uma das cinco categorias. A de Bom Atendimento aceitou a inscrição de todos. Os quarenta e um participantes dividiram-se nas quatro modalidades restantes, de acordo com acaracterísticasas mais relevantes em sua produção: Feirante Urbano, Agroindústria, Resgate de Sementes/Biodiversidade e Tecnlogias de Produção de Alimentos Limpos.
 
Do concurso Sacolas de Algodão 20 Anos da FAE participaram a Escola Estadual Rio de Janeiro e o Colégio ACM-Centro. Às 11h a sacola vencedora ganha um vale-compras de R$50,00.  A mais votada em cada escola também é premiada com R$20,00.  As dezesseis sacolas restantes que participaram do concurso são devolvidas a seus autores recheadas com produtos da feira.
 
Convidados
 
Ao longo da sua história, a FAE esteve aberta à manifestações diversas que envolvessem questões ambientais e ecológicas. Neste sábado a aniversariante recebe o Greenpeace e a ONG InGá que ficam lado a lado, próximas ao portal de entrada, separando a FAE da segunda quadra, onde se realiza outra feira de alimentos.
 
“Queremos estar com vocês para marcar o Dia Mundial da Alimentação”, argumenta Tânia Pires do Greenpeace. Os militantes divulgam sua campanha internacional contra os trangênicos e em prol da saúde do planeta, enfatizando os alimentos limpos.
 
A InGá,  Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais, vem lançar a cartilha das PANCs, as plantas alimentícias não convencionais. Essa publicação resulta de um trabalho de pesquisadores do Departamento de Botância da UFRGs. Outro tema central da Ingá é a questão das hidrelétricas já construídas e previstas para a Bacia do Rio Uruguai.

Texto da jornalista  jornalista Cláudia Dreier.

Comente!!

Indicamos

Receba nossas informações:

Nome:



Email: