Vida Sustentável

Vida Sustentável

Vida Sustentável RSS Feed
 
 
 
 

Feira dos Agricultores Ecologistas de Porto Alegre completa 20 anos

A FAE ocorre todos os sábados pela manhã no bairro Bom Fim, em Porto Alegre

A FAE ocorre todos os sábados pela manhã no bairro Bom Fim, em Porto Alegre

“Faço parte desta história” é o tema principal do aniversário de 20 anos da Feira dos Agricultores Ecologistas, FAE, comemorado nos dias 10, 17 e 24 de outubro. Pioneira e uma das maiores do mundo, a feira acontece todos os sábados de manhã no canteiro central da primeira quadra da avenida José Bonifácio, em Porto Alegre.

Para atender uma solicitação dos fregueses e aumentar o espaço interno da feira, as bancas que ficam de costas para o parque serão instaladas na rua, modificando o fluxo. “Os carros continuam passando, mas em uma única pista, rente ao meio-fio da Redenção”, explica Flávia Ryzewski, feirante que integra a Comissão da FAE.

Dia 10 de outubro

No próximo sábado, dia 10, os habituais frequentadores da feira são convidados a ir às urnas para dar seu parecer sobre a melhor sacola de algodão, os Feirantes em Destaque e, também, a respeito das modificações no trânsito.

Cerca de 40 sacolas de algodão, pintadas por alunos da Escola Estadual Rio de Janeiro e pelo colégio da ACM Centro, serão expostas das 7h às 12h30min para serem apreciadas e votadas. Elas fazem parte do concurso de Sacolas de Algodão alusivas aos 20 anos da feira. A favorita recebe, às 11h do dia 17, um vale-compras de R$50,00 e a mais votada por escola ganha outro, de R$20,00.

“Consideramos importante a questão do reciclar e temos uma preocupação grande com o excesso de de plástico. Nossa disciplina também envolve questões de ética e cidadania por isso fazemos questão de participar de atividades como essa que integram a comunidade e a escola”, comenta Marina Reidel, professora de Artes da Escola Rio de Janeiro, que inscreveu no concurso as sétimas e oitavas séries.

O Colégio da ACM – Centro desenvolveu uma oficina especial para criar as sacolas a serem exibidas na feira. Alunos das séries do ensino médio vem pela segunda vez mostrar sua arte na feira. Em 2008 eles fizeram uma exposição semelhante, participando da campanha desenvolvida pela feira para reduzir o uso de plástico.

Feirantes em Destaque

Outra forma de estimular a participação dos simpatizantes da feira é a eleição dos Feirantes em Destaque. Todas as bancas concorrem na categoria de melhor atendimento. Cada feirante realizou apenas uma inscrição demais categorias do prêmio. Foram seis inscritos no critério banca dos urbanos, sete na agroindústria, 14 nas tecnologias de produção em alimentos limpos e 10 no resgate de sementes/biodiversidade.

Ao lado da urna e do respectivo painel com os candidatos serão disponibilizados “Guias da Feira e seus Integrantes” para que os clientes possam ter maiores informações sobre as 41 bancas inscritas. O prêmio será entregue no dia 17, às 10h da manhã.

Enquete sobre o fluxo

Uma enquete sobre a mudança do fluxo, aumentando o espaço dos pedestres e diminuindo o dos carros, quer conhecer a opinião dos frequentadores da feira. A urna estará disponível ao lado do caldo-de-cana, nos dias 10 e 17, quando algumas bancas ficam na rua, mudando o trânsito.

Programação completa dos 20 anos:

Dia 10 de outubro:
Concurso Sacolas de Algodão – exposição e escolha da melhor obra
Votação para eleger os Feirantes em Destaque
Enquete sobre a mudança de fluxo

Dia 17 de outubro: Festa de Aniversário
9h Grande Mesa dos produtos da feira
10h Resultado e homenagem aos Feirantes em Destaque
11h Premiação dos participantes no Concurso Sacolas de Algodão
12h Hora do Abraço à Feira
Outras atrações: novas sacolas de algodão 20 anos da FAE, bolo, guia das bancas, painéis da história da FAE, enquete sobre a mudança de fluxo

Dia 24 de outubro:
Lançamento do livro: Natural gourmet, culinária a serviço da saúde, obra da nutricionista Herta Karp Wiener

Texto da jornalista Cláudia Dreier.

One Response to “Feira dos Agricultores Ecologistas de Porto Alegre completa 20 anos”

  1. 1
    Chef Raffa Leal:
    Olá! Realmente a FAE é incrível.
    Desde quando vim morar na Região Metropolitana de Porto Alegre, ouço muito sobre a Feira que se consagra a cada dia e o que é mais importante, dá o devido valor aos produtores e produtos Orgânicos.
    Parabéns.
    Chef Raffa Leal
    chefraffalleal.blogspot.com

Comente!!

Compre aqui

Indicamos

Receba nossas informações:


Nome:



Email: