Vida Sustentável

Vida Sustentável

Vida Sustentável RSS Feed
 
 
 
 

Mesa Brasil já complementou mais de 18 milhões de refeições em 2009

mesabrasil_logo1
Segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), mais de um bilhão de pessoas sofrerão de desnutrição em 2009, em consequência da crise econômica mundial.

Segundo a pesquisa, o problema não está na falta de comida – uma vez que 2009 registrou quase um recorde na colheita de grãos -, mas sim na falta de acesso a ela. “Esse dado é alarmante e, ao mesmo tempo, um alerta para fortalecermos cada vez mais a rede permanente de solidariedade que o Sesc/RS desenvolve desde 2003 no Estado”, destaca o gerente de Educação, Assistência e Cultura, Silvio Bento.

Por meio do Mesa Brasil Sesc, foi criada uma rede de doadores de alimentos e de instituições sociais beneficiadas com o objetivo de desenvolver um programa de colheita urbana que observa critérios de segurança alimentar e nutricional e redistribui alimentos excedentes ou sem valor comercial para instituições sociais cadastradas e monitoradas no programa. Além dessa distribuição, seu diferencial está na realização de ações educativas na área social e de nutrição, através de treinamentos, palestras e cursos, visando à inclusão e ao desenvolvimento social.

No Rio Grande do Sul, em 2009, o programa está sendo desenvolvido em Porto Alegre, Viamão, Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Guaíba, Gravataí, Rio Grande, Santa Maria, Cachoeira do Sul, Caxias do Sul, Venâncio Aires, Lajeado, Santa Cruz do Sul e Estrela. De janeiro a agosto deste ano, o Mesa Brasil Sesc já distribuiu 1.399.279 quilos de alimentos, o que complementou 18.394.979 milhões de refeições e beneficiou 428.768 mil pessoas no Rio Grande do Sul. O programa conta atualmente com 510 empresas doadoras e 427 instituições receptoras sistemáticas no Estado.

PROJETOS – Com a meta de sensibilizar a comunidade a contribuir com a diminuição da fome, o Mesa Brasil Sesc busca doações por meio da promoção de atividades e eventos. Mensalmente, sempre no primeiro final de semana, o programa realiza o projeto Amigo do Mesa nas cidades de Porto Alegre, Cachoeira do Sul, Santa Maria, Rio Grande, Gravataí e na região dos Vales do Taquari e Rio Pardo. A iniciativa acontece em estabelecimentos comerciais parceiros e visa arrecadar alimentos não perecíveis junto à comunidade.

Fonte: SESC/RS.

Comente!!

Compre aqui

Indicamos

Receba nossas informações:


Nome:



Email: