Vida Sustentável

Vida Sustentável

Vida Sustentável RSS Feed
 
 
 
 

Próximo Vida Orgânica mostra flores orgânicas, comestíveis e orquídeas

florescomestiveis
Com a chegada da primavera, a equipe de Vida Orgânica driblou o tempo ruim do setembro gaúcho e gravou um programa sobre as flores. Em pauta, algumas espécies produzidas de forma orgânica, outras cultivadas em estufa, como as orquídeas, além das flores comestíveis, que possuem diversas propriedades nutricionais.

Para aprofundar o assunto, que ainda tem pouco destaque no Brasil e no Rio Grande do Sul, conversamos com a professora Ingrid Bergmann Barros, da Faculdade de Agronomia da UFRGS, que falou sobre os cuidados, a toxicidade, as potencialidades e o potencial nutritivo dessas flores.

As orquídeas foram filmadas no Orquidário Rincão, em Porto Alegre, e em um pequeno orquidário caseiro de Tramadaí. Nesse bloco, mostramos os desafios da conservação sem químicos e alguns segredos para manter um belo orquidário.

Ainda sobre o cultivo ecológico, conversamos com o produtor rural Germano Stefani, antigo produtor de rosas orgânicas, que mostrou sua produção de flores ecológicas e explicou porque preferiu reduzir e diversificar seu cultivo a entregar-se aos agrotóxicos.

Por fim, o quadro da culinária traz uma receita de Soeli Terezinha Presser, professora do Instituto de Educação de Ivoti. Ela e seus alunos ensinaram a repórter Lara Ely a fazer a geléia de pétalas de rosas com hortelã.  Não perca! É no próximo domingo, às 11h, na Ulbratv ou aqui no site a partir das 12h.

Fonte: Programa Vida Orgânica.

Comente!!

Indicamos

Receba nossas informações:

Nome:



Email: