Vida Sustentável

Vida Sustentável

Vida Sustentável RSS Feed
 
 
 
 

Agricultura Familiar Ecológica é tema do encontro nacional da Rede Ecovida

ecovida1
Agricultura Familiar Ecológica: Produzindo Alimentos, Alimentando Sonhos, é o tema do VII Encontro Ampliado da Rede Ecovida de Agroecologia, que iniciou nesta sexta-feira (13), nos municípios de Ipê e Antonio Prado (RS).

Reunindo cerca de 800 participantes, o encontro terá seminários, plenárias e oficinas sobre os principais aspectos da Agroecologia, além da Feira de Saberes e Sabores, montada na Praça da Matriz, com artesanatos e produtos agroecológicos feitos por famílias dos 3 Estados do Sul do país. Todo resíduo orgânico produzido no evento será reciclado através de compostagem termofílica, numa oficina aberta à população.

Estão previstas discussões sobre Sistemas Participativos de Garantia, que atestam a procedência dos produtos agroecológicos numa metodologia de controle em grupo envolvendo consumidores, agricultores e demais atores sociais. Também haverá debate sobreo atendimento à Merenda Escolar. Lei Federal determina que 30% de seus produtos devem ser comprados diretamente dos Agricultores Familiares. De acordo com os interesses políticos e a disponibilidade de produtos em cada região, este número pode chegar a 100%, e os alimentos de origem agroecológica terão cotação superior aos convencionais.

Sistemas Agroflorestais, Biodiversidade, Educação e Juventude no Campo também serão debatidos entre os 6 Seminários do Encontro, que conta ainda com 32 oficinas práticas, abordando desde a compostagem de resíduos orgânicos ao manejo ecológico de abelhas nativas. As inscrições para as oficinas e seminários são abertas (mediante disponibilidade de vagas), e devem ser feitas na Praça Matriz de Ipê na sexta (13/11), das 14 as 18h.

Veja a programação completa aqui.

Por Redação de Vida Sustentável.

Comente!!

Indicamos

Receba nossas informações:

Nome:



Email: