Vida Sustentável

Vida Sustentável

Vida Sustentável RSS Feed
 
 
 
 

Inicia dia 23 a IV Semana da Agricultura Orgânica de Ubatuba (SP)

consumidora escolhe produtos orgânicos (Foto: Ascom PM Ubatuta/SP)

consumidora escolhe produtos orgânicos (Foto: Ascom PM Ubatuta/SP)

Acontece em Ubatuba, de 23 a 27 de novembro, a IV Semana da Agricultura Orgânica. O objetivo do evento é incentivar o consumo e a produção de alimentos orgânicos no município. Para tanto, diversas atividades, como palestras, exposições, debates e cursos acontecerão em diferentes lugares do município.

A programação contempla diversos tipos de público, desde produtores, representantes de instituições e administrações públicas, alunos e comunidade interessada. Promovida pela prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Smapa), a Semana da Agricultura Orgânica é totalmente gratuita para os interessados em participar.

A secretária de Agricultura, Pesca e Abastecimento explica que essa Semana é uma ótima oportunidade para os interessados, sejam produtores, governos ou consumidores. “Estamos promovendo a discussão, capacitação e atualização de todos os segmentos da cadeia produtivas. Este ano a novidade é a inserção do fórum das cidades, que tratará da aquisição dos gêneros alimentícios na merenda escolar. todas as cidades estão convidadas a participar”

Programação

Durante todos os dias da semana, a partir das 9h, o Calçadão da Praça Nóbrega, no Centro, receberá o Projeto “Espaço Saudável”, com exposição de produtos de manejo sustentável desenvolvidos em Ubatuba. O Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica (Ipema) apresentará o Projeto “Juçara”, promovendo a degustação da polpa da semente Juçara.

Dia 23

No dia 23, além do Projeto “Espaço Saudável” e exposição dos produtos de manejo sustentável de Ubatuba, no calçadão da Praça Nóbrega, será implantada uma de horta na escola Escola Municipal Padre José de Anchieta, por meio do Projeto “Plantando na Escola”, que tem o objetivo de incentivar o consumo de alimentos saudáveis e orgânicos entre as crianças e jovens.

hortas orgânicas desenvolvidas nas escolas (Foto: Ascom PM Ubatuba/SP)

hortas orgânicas desenvolvidas nas escolas (Foto: Ascom PM Ubatuba/SP)

Dia 24

No dia 24, a partir das 13h30, no auditório da Escola Padre Anchieta, acontece um Fórum voltado para as prefeituras, que tem como tema a “Viabilidade da Aquisição da Produção Local na Merenda Escolar” e como convidados, representantes do Ministério da Agricultura, Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (Cati,APTA), prefeituras, representantes das entidades produtoras, produtores locais e outras.

Dia 25, de manhã

O dia 25 tem como programação um círculo de palestras, que se inicia às 9h, no auditório da Escola Anchieta. A primeira delas fala do “Uso de Resíduo de Pescado na Agricultura Orgânica”, ministrada pelo pesquisador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), Dr. Wilson Tivelli. Em seguida, às 10h30, a engenheira agrônoma da ITAFORTE/Bioproduto, Sônia Yamamoto falará sobre “Controle Biológico na Agricultura”. Às 11h30, o engenheiro agrônomo das Universidades de Taubaté e Mackenzie, José Damião de Jesus Filho, falará sobre “O Uso dos Agroquímicos Agrotóxicos e Suas Relações com a Saúde Humana e Qualidade Ambiental”

Dia 25, à tarde

Para o período da tarde, a partir das 13h30, está prevista a palestra “Legislação Orgânica Voltada à Venda Direta”, ministrada pelo Dr. Marcelo Silvestre Laurino, fiscal federal Agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que também é coordenador da Comissão da Produção Orgânica do Estado de São Paulo. Em seguida, às 14h30, o chefe de fomento à Agricultura da Smapa, Jefferson Castilho falará sobre “Adubação Verde – Apresentação dos trabalhos da SMAPA”. Para finalizar, o gerente de Agricultura da Smapa, Aparecido Cardoso comandará uma visita técnica a uma área de produtor recuperada com métodos orgânicos.

Dia 26

Este dia será voltado para a realização de cursos. O primeiro deles, a partir das 14h, é referente ao “Aproveitamento Integral dos Alimentos”, ministrado pela nutricionista e gerente de abastecimento da Smapa, Luana Tozaki. Às 15:30h, a pedagoga Maria Rosa de Oliveira dará um curso sobre “Biomassa da Banana”. Ambos os cursos acontecem na Cantina Municipal da prefeitura e as inscrições devem ser feitas antecipadamente pelo telefone 3833-2528. Para finalizar, os participantes farão a degustação dos pratos ensinados nesse dia.

Dia 27

No dia 27, às 14h, o Projeto “Plantando na Escola” estará na EM Padre José de Anchieta. Acontecerá uma apresentação teatral dos alunos da EM Maestro Pedro Alves de Souza, onde o projeto foi implantado, sob responsabilidade do professor José Luiz G. de Oliveira. Em seguida, às 14h30, o engenheiro agrônomo das universidades de Taubaté e Cantareira, Marcos Roberto Furlan, fará a palestra “Por que devo Consumir Orgânico?”

Fonte: Ascom – PM Ubatuba/SP.

Comente!!

Compre aqui

Indicamos

Receba nossas informações:


Nome:



Email: