Vida Sustentável

Vida Sustentável

Vida Sustentável RSS Feed
 
 
 
 

Programa Paranaense de Certificação de Produtos Orgânicos é lançado em Londrina

iapar_fachada
O Programa Paranaense de Certificação de Produtos Orgânicos que foi lançado em Londrina na última quinta-feira (10) vai certificar gratuitamente 300 propriedades do Paraná que cultivam produtos orgânicos. A solenidade, realizada na Universidade Estadual de Londrina (UEL), contou com a presença da secretária da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, do diretor-presidente do Tecpar, Aldair Rizzi, e de aproximadamente 100 pequenos e médios produtores de orgânicos.

O programa é financiado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) por meio das universidades estaduais do Paraná e do Fundo de Ciência e Tecnologia e do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).

Segundo a secretária Lygia, o programa vai ajudar os pequenos e médios agricultores a comercializar e valorizar seus produtos. “O programa será levado para todo o Estado, disponibilizando aos produtores um serviço que jamais foi oferecido gratuitamente”.

Aldair Rizzi agradeceu a secretária por implantar o programa e, principalmente, pela parceria com as universidades. “Iniciativas como essa representam o desenvolvimento do Paraná e a política que o governo do Estado está desenvolvendo em benefício da população. Com a certificação, os agricultores vão ter mais sustentabilidade e dar credibilidade aos seus produtos”, afirmou.

O Tecpar treinou diversas pessoas graduadas nos cursos de agronomia, engenharia de alimentos, engenharia ambiental, biologia e medicina veterinária para formar o núcleo de orgânicos, que será responsável por fazer a avaliação nas propriedades levando em consideração o que deve ser modificado de acordo com as normas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e repassá-las ao Tecpar.

O secretário da Agricultura de Londrina, Gervásio Vieira, ressaltou que “é fundamental para o Estado a interação da Secretaria da Ciência e Tecnologia com as universidades estaduais e o Tecpar. “Conheço o Tecpar e sei do potencial que tem. É o maior e mais consagrado instituto de pesquisa do país, e talvez, da América Latina”, afirmou.

Também participaram da solenidade de lançamento do programa a coordenadora do projeto no Estado do Paraná e gerente da Divisão de Certificação do Tecpar, Tânia Carvalho, e o coordenador do programa em Londrina, Maurício Cursi.

Fonte: Agência de Notícias

Comente!!

Compre aqui

Indicamos

Receba nossas informações:


Nome:



Email: