Vida Sustentável

Vida Sustentável

Vida Sustentável RSS Feed
 
 
 
 

SC lança primeiro vinho e suco de uva orgânicos registrados no Ministério da Agricultura

vinhoorganico301109
O lançamento do primeiro vinho orgânico e primeiro suco de uva integral orgânico de Santa Catarina, com registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, ocorre nesta quinta-feira (3), na Agroindústria e Vinícola Valiati que estará sendo inaugurada na ocasião, situada à Rua Expedicionário Aleandro Stédile, 2.800, bairro Itoupava, em Rio do Sul.

Às 17h a visitação às áreas de cultivo orgânico dá início a programação que inclui a solenidade de inauguração, às 18h e o coquetel de confraternização, com degustação dos vinhos e sucos de uva orgânicos, às 19h30.

“Tenho a certificação IBD (Instituto Biodinâmico de São Paulo), a primeira do Sul e a 2ª. do país”, informa o produtor Vili Valiati.
O policial militar Vili Valiati, filho de produtores rurais, decidiu em 1998, com apoio do engenheiro agrônomo e pesquisador da Epagri aposentado João Favorito De Barba, começar o cultivo orgânico de uva e de pêssego na propriedade rural que possui em Rio do Sul.

Em 2000 também com a assessoria da empresa, iniciou um projeto de agroindústria e vinícola, concluído este ano. Os Valiati tem 15 hectares de terra e cultivam 3 ha com uva Bordo e Niágara. Este ano a expectativa é colher 25 toneladas em janeiro próximo. Além de processar a própria uva, Valiati atende a outros produtores. A capacidade atual de sua vinícola é de processar 100 toneladas de uva por safra.

“Há uma grande demanda por produtos orgânicos e a nossa expectativa quanto à comercialização, é a melhor possível”, garante Valiati.

Promovem o evento, o Governo do Estado de Santa Catarina e a Prefeitura Municipal de Rio do Sul, com apoio da Epagri.

Fonte: Marcia Sampaio/Epagri/Florianópolis (marcias@epagri.sc.gov.br).

Comente!!

Compre aqui

Indicamos

Receba nossas informações:


Nome:



Email: