Vida Sustentável

Vida Sustentável

Vida Sustentável RSS Feed
 
 
 
 

Assentados rurais vão discutir agroecologia em comunidades rodeadas por soja

Curso sobre alternativas agroecológicas para comunidades no entorno de plantações de soja inicia dia 25

A agroecologia é possível onde os sítios são rodeados por soja? As monoculturas de soja são destino de toneladas de agrotóxicos a cada safra. Produzir agroecologicamente em sítios próximos a lavouras de soja pode ser um desafio difícil de vencer.

O evento “Alternativas agroecológicas para comunidades no entorno de plantações de soja” promovido pelo Instituto Centro de Vida (ICV) e Centro de Apoio Sócio-Ambiental (Casa) busca clarear esses caminhos para os agricultores familiares assentados ao longo das cabeceiras do rio Paraguai.

James Cabral, coordenador da Fase (Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional) em Mato Grosso trará informações sobre o acesso a políticas públicas e financiamentos voltados para a produção agroecológica. Karin Kaechele, coordenadora adjunta do ICV, traçará um panorama da produção de soja no mundo e seus impactos. Ela participa da Mesa Redon da da Soja Responsável (Round Table on Responsable Soy – RTRS) onde são discutidos critérios para definir como deve ser a produção de soja considerada sustentável.

Também foram convidadas, a Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado (Seder) e associações de agricultores de Nova Mutum, Califórnia e Nova Ubiratã, com experiências agroecológicas.

O evento “Alternativas agroecológicas para comunidades no entorno de plantações de soja” acontece dias 25 e 26 de janeiro, no assentamento Peraputanga, em Diamantino, Mato Grosso.

A iniciativa faz parte do projeto “Protegendo as Nascentes do Rio Paraguai”, executado pelo ICV nos municípios de Diamantino, Alto Paraguai e Nortelândia. As comunidades dos assentamentos Peraputanga, Capão Verde, Caeté e Raimundo Rocha estão envolvidas para recuperar nascentes com plantio de agroflorestas. Uma dessas etapas aconteceu em dezembro passado. 

Serviço:
O que? Curso “Alternativas agroecológicas para comunidades no entorno de plantações de soja”
Quando? Dias 25 e 26 de janeiro (segunda e terça)
Onde? Assentamento Peraputanga – município de Diamantino
Contato
Carolina Moura – carol@casa.org.br (31) 3461-6851 e
Camila Rodrigues – camila.rodrigues@icv.org.br (65) 3621-3148

Por Augusto Pereira / Estação Vida.

Comente!!

Compre aqui

Indicamos

Receba nossas informações:


Nome:



Email: