Vida Sustentável

Vida Sustentável

Vida Sustentável RSS Feed
 
 
 
 

Desafio Global: ONGs apresentam iniciativas visando a alimentação saudável

Objetivo da campanha é utilizar alimentos doados, muitas vezes maduros demais ou machucados
A Associação Prato Cheio participa de concurso mundial com o projeto ‘Oficinas Culinárias como Ferramentas para a Educação Nutricional’ Começa dia 25 de janeiro a votação para eleger o melhor projeto participante do Desafio Global ‘Nutrição de Qualidade: Soluções Inovadoras’, uma realização do Changemakers, grupo da americana Ashoka em parceria com a GAIN (The Global Alliance for Improved Nutrition).

Entre as ONGs concorrentes está a Associação Prato Cheio, que atua para minimizar a fome e combater o desperdício de alimentos na cidade São Paulo. Para o concurso mundial a APC inscreveu seu projeto ‘Educar é Nutrir – Oficinas Culinárias como Ferramentas para a Educação Nutricional’, que consiste em cursos sobre alimentação saudável, aproveitamento integral dos alimentos, noções de higiene pessoal, de equipamentos e utensílios e elaboração de cardápio.

A ideia da ONG é utilizar alimentos doados, muitas vezes maduros demais ou machucados devido à manipulação e transporte e que não serão mais vendidos. As oficinas trazem alternativas de consumo para estes alimentos que não podem ser oferecidos para a população de forma “in natura”, apesar de manterem suas propriedades nutricionais.

“Quando não aproveitados pelas instituições em receitas criativas e práticas, esses correm o risco de virarem lixo orgânico, contribuindo para o aumento do desperdício no Brasil e da insegurança alimentar, pois grande parte da população que recebe as doações da Associação Prato Cheio não tem acesso a uma alimentação variada e saudável”, destaca Camila Borges, nutricionista da APC.

Os três vencedores do concurso receberão um apoio financeiro de U$S 5 mil para o fortalecimento de seu projeto.
Mais informações http://www.changemakers.com/pt-br/node/55611

O Changemakers é uma iniciativa da Ashoka, organização com mais de três décadas de história, que busca, financia e expande o trabalho de empreendedores sociais ao redor do planeta.

Sobre a Associação Prato CheioAlém da arrecadação e distribuição de alimentos, a APC, fundada em 2001 por um grupo de jovens universitários, realiza outras atividades como acompanhamento nutricional das crianças atendidas e orientação sobre a manipulação e estocagem de alimentos, educando a consciência do desperdício.

A ONG ainda promove cursos de culinária com receitas que ensinam o aproveitamento máximo de alimentos doados, preservando seus valores nutricionais, e visitas às cozinhas de todas as entidades participantes.

A sede da Associação Prato Cheio está localizada à Coronel José Eusébio, 95 – Travessa D. Paula, 100 – Casa 03, Consolação.

Mais informações sobre a APC pelo telefone: (11) 3255.3559 ou pelo site www.pratocheio.org.br.

Fonte: CH2A Comunicação

Comente!!

Indicamos

Receba nossas informações:

Nome:



Email: