Vida Sustentável

Vida Sustentável

Vida Sustentável RSS Feed
 
 
 
 

Pesquisadores da UFMA e EMBRAPA avaliam aceitação de alimentos biofortificados

Macaxeira rica, em vitamina A e usada na dieta de crianças carentes não é transgênica

A biofortificação de alimentos é um projeto da Embrapa, que visa contribuir no combate às deficiências nutricionais de crianças de baixa renda. Ele conta com o apoio dos programas HavestPlus e AgroSalud e envolve uma rede de parceiros no Brasil e no exterior.

Entre os colaboradores do projeto está o curso de Nutrição da Universidade Federal do Maranhão, representados pelos bolsistas UFMA/FAPEMA, que pesquisam a aceitação e inclusão desses alimentos na dieta de alunos de escolas da rede municipal de educação. O trabalho é realizado em conjunto com outras IES do estado.

O primeiro alimento escolhido é a macaxeira enriquecida com betacaroteno (vitamina A), que ajuda na prevenção de problemas de visão, além de estimular o crescimento. Uma porção de 50g do alimento antes da merenda escolar foi servida a 100 crianças com idade entre três e seis anos de uma escola municipal. A pesquisa incluiu medição antropométrica e aplicação de questionário sócio-econômico com os pais dos alunos.

É importante lembrar que alimentos biofortificados não são alimentos transgênicos. De acordo com Elza Batista, acadêmica de Nutrição e integrante do grupo, a macaxeira biofortificada é fruto do cruzamento de variedades do vegetal, ou seja, não houve alteração genética. O gosto é o mesmo, a única diferença é a coloração, mais amarela que a convencional, explica. Além do Maranhão, o Estado de Sergipe também é foco das ações, por terem alguns dos piores indicadores sociais do país.

A pesquisa está em análise, mas já foi feito um teste de aceitabilidade e os resultados animaram os pesquisadores. Isso é uma demonstração de que a inclusão de alimentos biofortificados na dieta da população pode dar certo, comemora Elza. A próxima fase do trabalho vai incluir arroz e feijão-caupi biofortificados, com maior teor de Zinco e Ferro.

Lugar: UFMA/Ascom

Comente!!

Compre aqui

Indicamos

Receba nossas informações:


Nome:



Email: