Vida Sustentável

Vida Sustentável

Vida Sustentável RSS Feed
 
 
 
 

Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) cresce mais de 133% na Paraíba

Graças ao programa, produtos como mel fazem parte das refeições da população carente do estado (Foto: Clovis Dariano)

Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) cresce mais de 133% na Paraíba 30/12/2009 Em 2009, a Superintendência Regional da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) na Paraíba investiu cerca de R$ 6,3 milhões na compra de alimentos da agricultura familiar para doação simultânea e formação de estoques. Esse número é bem superior a 2008: aproximadamente R$ 2,6 milhões. Boa parte do recurso investido neste ano fortaleceu a renda de agricultores familiares paraibanos.

No comparativo entre 2008 e 2009, a participação dos pequenos agricultores dobrou, subindo de 933 para 1.863 participantes. A quantidade de alimentos adquiridos quase triplicou. Saltou de 1.185 toneladas em 2008 para 3.323 toneladas neste ano. Já o número de beneficiados cresceu de 129 mil para cerca de 425 mil. Essas informações estão no levantamento realizado pela Conab/PB sobre o avanço do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no estado.

Atendimento a instituições

Entre as informações positivas de 2009 está o aumento no número de entidades atendidas pelo PAA. Eram 811 em 2008 e agora são 1.083. Neste ano, o número de municípios paraibanos beneficiados subiu de 84 para 156 – um incremento de 72 municípios. O valor total em recursos investidos representa um crescimento superior a 133%.

A Conab atua no Programa de Apoio à Agricultura Familiar realizando a compra direta, a compra antecipada e os contratos de garantia de compra. A Companhia também promove, via leilão eletrônico, a compra de alimentos para atendimento aos índios, quilombolas e assentados que se encontram em situação de carência alimentar.

“Nossa equipe dedicou-se ao máximo ao PAA na Paraíba. Graças ao Programa, atualmente produtos como mel, peixe, ovos, frango, arroz vermelho e hortifrutigranjeiros fazem parte das refeições da população carente do estado. É o primeiro passo para avançarmos ainda mais em 2010”, diz o superintendente da Conab na Paraíba, Ângelo Viana.

Novos projetos

A Cooperativa Regional dos Produtores Rurais, que reúne trabalhadores de 23 assentamentos da reforma agrária e de 10 associações da agricultura familiar de 22 municípios das regiões do Brejo, Curimataú, Agreste e Seridó paraibanos, aprovou um projeto junto à Conab para o fornecimento de 31 produtos agrícolas ao Programa de Aquisição de Alimentos. A produção de cerca de 180 está abastecendo, desde outubro deste ano, 251 entidades. São creches, escolas e unidades da Pastoral da Criança localizadas nos municípios das quatro regiões. Ao todo, estão sendo beneficiados 49 mil paraibanos.

Os agricultores fornecem produtos básicos como macaxeira, inhame, jerimum, galinha caipira, hortaliças, polpas, doces, bolos e mel de abelha. De acordo com Paulo Rech, do Conselho de Administração da Cooperativa Regional dos Produtores Rurais, a entidade foi criada no final de 2008 para apoiar a comercialização dos produtos da agricultura familiar. “Através da Cooperativa, os assentados e pequenos agricultores podem, inclusive, firmar contratos com supermercados e redes varejistas, sem atravessadores”, explica.

Saiba Mais

A modalidade do Programa de Aquisição de Alimentos denominada Compra para Doação Simultânea tem como objetivo garantir que populações em situação de vulnerabilidade social e/ou de insegurança alimentar tenham acesso à alimentação. Além disso, possibilita o fortalecimento da agricultura familiar, a geração de trabalho e renda no campo e a promoção do desenvolvimento local por meio do escoamento da produção para consumo, preferencialmente, na região produtora.

Tal modalidade é realizada com a compra de alimentos de agricultores familiares enquadrados nos grupos de A a D do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). O alimento adquirido é doado para entidades integrantes da rede de assistência social local.

Fonte: MDA.

Comente!!

Compre aqui

Indicamos

Receba nossas informações:


Nome:



Email: