Vida Sustentável

Vida Sustentável

Vida Sustentável RSS Feed
 
 
 
 

Traga sua sacola e vista-se de amarelo para saudar o outono

Herta Karp Wiener, nutricionista da feira, promove degustação de pasta feita com beldroega

Neste sábado, dia 20 de março, a Feira dos Agricultores Ecologistas de Porto Alegre comemora a chegada do outono. Todos estão convidados a trazerem suas sacolas à feira para concorrerem a cestos com produtos típicos da nova estação caracterizada pelas cores das folhas que caem.
 
“Usar a cor amarela é uma maneira simples de expressar nosso desejo de reconecção à natureza e aos seus ciclos tão explícitos nas mudanças de cada estação”, comenta Lorita Festa Rossi, produtora de chás do Sítio Apiquárius.
 
O outono inicia exatamente às 14h32min, precisão dada pelo físico Cláudio Miguel Bevilaqua do Observatório Astronômico da UFRGS. Em um momento especial da órbita da Terra, os raios do sol conseguem iluminar do Pólo Norte ao Pólo Sul. Este ponto é chamado de equinócio, que significa dias e noites iguais, ou seja, com a mesma quantidade de luz.  A partir do outono, o astro rei ilumina com maior intensidade o Hemisfério Norte, onde os dias ficam maiores, e a parte meridional do Planeta ruma para o inverno até a noite mais longa do ano, chamada de solstício.
 
Atrações especiais
 
Folhas levadas pelo vento estão presentes na Banca do Meio onde será realizada uma Oficina de Arte com barbantes, papéis e sementes, na qual os interessados podem criar e levar representações do outono para suas casas. A matéria-prima para as obras-de-arte representa a natureza de várias regiões gaúchas, onde residem e cultivam a terra os produtores da FAE.
 
Cupons para o sorteio de três cestos de alimentos outonais serão distribuídos para quem realizar suas compras sem solicitar embalagens aos feirantes. “Quando vamos na lavoura ou na horta precisamos levar cestos para carregar nossa colheita. A natureza não nos fornece sacolinhas brancas de plástico”, lembra o integrante da Comissão de Feirantes Juarez Felipi Pereira.
 
O resgate da “cultura do saber cuidar” está manifesto na presença da Pastoral da Ecologia que recebe óleo de frituras e troca por sabão feito com as sobras que seriam escadas pelo ralo, contaminando os recursos hídricos. A equipe propõe-se a ministrar gratuitamente cursos de como fazer material de limpeza a partir de água, óleo e soda cáustica.
 
Destacando o dia Internacional da Água, 22 de março, o freqüentador da feira Ricardo Francke mostra uma solução caseira e fácil de purificar a água de cada dia. O professor titular do Instituto de Física da UFRGS ensina como fazer um filtro de carvão ativado e oferece provas da água purifica por tal método.
 
Herta Karp Wiener, nutricionista da feira, degusta uma pasta feita com beldroega, uma nutritiva espécie nativa que faz parte das Plantas Alimentícias Não Convencionais, conhecidas como PANCs. A divulgação acadêmica de tais espécies está na cartilha disponível na Banca do InGá, também presente na FAE neste sábado.
 
A Feira dos Agricultores Ecologistas acontece há 20 anos todos os sábados no canteiro central da avenida José Bonifácio em Porto Alegre, das 7 às 13h.
 
Texto e informações: jornalista Cláudia Dreier 51 9819 9887
 
Comemoração de Outono na FAE

Programa
8h Troca de óleo usado por sabão
            Pastoral da Ecologia
8h30 Purificação da água com
carvão ativado
9h Oficina de folhas e sementes
9h30 Degustação de pasta de beldroega
12h Sorteio de cestos outonais.

Texto da Jornalisa Cláudia Dreier, assessora de comunicação da FAE.

Comente!!

Indicamos

Receba nossas informações:

Nome:



Email: