Vida Sustentável

Vida Sustentável

Vida Sustentável RSS Feed
 
 
 
 

Curso aborda diversidade no manejo agroecológico do solo


Inicia nesta segunda-feria (05) o curso Diversidade no Manejo Agroecológico do Solo. O evento, que encerra na sexta-feira (09), tem por  objetivo principal refletir sobre as metodologias a serem desenvolvidas nos 28 cursos de qualificação de agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) em Manejo Ecológico e Conservação dos Solos e da Água.  

A capacitação ocorre na Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais, e reune aproximadamente 20 professores especialistas da disciplina de Solos das instituições de ensino que tiveram projetos aprovados pela Chamada 3 do Edital MDA/CNPq 033/2009. 

A promoção é do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com o Departamento de Solos da Universidade Federal de Viçosa e o Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata (CTA/ZM).

O coordenador de Formação de Agentes de Ater do Departamento de  Assistência Técnica e Extensão Rural (Dater) da Secretaria de Agricultura Familiar do MDA, Francisco Roberto Caporal, destaca a importância do curso pelo seu ineditismo. “Estamos fazendo uma preparação para atuarmos de forma nivelada sobre o enfoque metodológico que utilizaremos nos 28 cursos”, diz ele. 

E acrescenta: “A iniciativa será uma oportunidade de intercâmbio entre os professores responsáveis pela capacitação de 1.120 extensionistas rurais que atuam com a agricultura familiar em seus estados, e que poderão vir a ser formadores de outros técnicos”, avalia. 

Edital MDA/CNPq

O edital é  fruto da parceria entre o MDA, por meio do Dater/SAF e o CNPq. A Chamada 3 deste edital tem por objetivo realizar cursos em Manejo Ecológico e Conservação dos Solos e da Água, voltados para profissionais das Ciências Agrárias, de nível médio e/ou superior, vinculados a uma entidade de Ater governamental ou não governamental que atua com agricultores familiares e que esteja credenciada no Dater/SAF. 

Cada instituição de ensino realizará, ainda no ano de 2010, dois cursos com carga horária de 88 horas aulas, composto por disciplinas teóricas e práticas, sendo que para cada curso serão disponibilizadas até 40 vagas. 

Ao todo, serão 28 cursos em 11 estados. Para participar do curso, é necessário que o técnico interessado procure uma das instituições de ensino para informar-se sobre o processo de inscrição e seleção dos candidatos, não sendo necessário ser do mesmo estado sede da instituição. Os calendários de inscrição dos candidatos e execução dos cursos serão divulgados assim que forem estabelecidos pelas instituições. 

Participarão do curso os seguintes estados: 

UF  Entidade 
AM  Universidade do Estado do Amazonas (UEA) 
PB  Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) 
RN  Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) 
SE  Universidade Federal de Sergipe (UFS) 
ES  Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) 
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do do Espírito Santo –  Campus Santa Teresa (IFES-ST) 
MG  Universidade Federal de Lavras (UFLA) 
GO  Universidade Federal de Goiás (UFG) 
SP  Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava (FFCLI) 
MT  Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) 
SC  Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) 
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) 
RS  Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) 
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnológico (IF-Farroupilha).

Por Vida Sustentavel com informações do MDA.

Comente!!

Indicamos

Receba nossas informações:

Nome:



Email: