Vida Sustentável

Vida Sustentável

Vida Sustentável RSS Feed
 
 
 
 

CNA ataca agricultura familiar

A agricultura familiar faz bem ao Brasil (Foto: MDA)

A Conferderação Nacional da Agricultura (CNA) divulgou na última quarta-feira (5), um estudo questionando a importância econômica e social da agricultura familiar. No entender do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), esta é mais uma tentativa de desqualificação dos resultados do Censo Agropecuário 2006.

Em nota pública, o próprio MDA afirma que o Censo mostrou claramente que a agricultura familiar é representada por 4,3 milhões de estabelecimentos rurais e é responsável por 38% do valor bruto da produção agropecuária, por 74,4% do total das ocupações rurais e responde pela maior parte da produção dos principais alimentos da mesa dos brasileiros. E isso ocupando apenas 24,3% da área total dos estabelecimentos do país.

A atual reação da CNA é a mesma que teve quando da divulgação dos resultados do Censo, em 2009. Tentou ideologizar e desqualificar a produção das estatísticas oficiais do IBGE.

Agora, a CNA se utiliza de um truque metodológico que, por pobre e primário, não consegue esconder uma realidade social em mudanças e não impedirá a continuidade das políticas públicas de desenvolvimento rural.

A CNA retirou do universo da agricultura familiar um conjunto expressivo de estabelecimentos rurais, entre os mais dinâmicos e produtivos. Seu critério escondeu quase 1 milhão de agricultores e agricultoras familiares.

O país está no caminho do desenvolvimento sustentável e já aprendeu que mais reforma agrária e mais agricultura familiar só fazem bem à Nação.

Por Redação Vida Sustentável com informações do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA.

Comente!!

Indicamos

Receba nossas informações:

Nome:



Email: