Vida Sustentável

Vida Sustentável

Vida Sustentável RSS Feed
 
 
 
 

Curso capacita técnicos sobre legislação da agricultura orgânica

Cerca de 80 técnicos de todos os estados serão capacitados no Encontro de Formação Sobre a Legislação da Agricultura Orgânica, nestas quarta e quinta-feiras, 12 e 13, em Brasília (DF). A capacitação é promovida pelos ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) com o objetivo de informar sobre a regulamentação e os mecanismos de controle para a garantia da qualidade orgânica, em especial o controle social na venda direta ao consumidor, que tem implicações para os agricultores familiares.

O encontro acontece no hotel Manhatan Plaza. Na programação, temas como legislação da agricultura orgânica, mecanismos de controle para a garantia da qualidade orgânica, apresentação da experiência de feiras agroecológicas no Estado de Sergipe, entre outros.

O coordenador de Formação da Secretaria de Agricultura Familiar do MDA, Francisco Caporal, destaca que a capacitação dos extensionistas é fundamental, pois são eles que trabalham diretamente com os agricultores familiares e devem contribuir com aquelas famílias que desejarem vender seus produtos conforme o marco da lei de orgânicos.

“A informação aos agricultores é essencial para que eles possam se organizar e realizar seus cadastros como produtores de orgânicos. Queremos evitar a exclusão de agricultores quando a lei de orgânicos entrar em vigor, no final deste ano, pois este é um risco possível”, explica. Caporal também ressalta a importância de fortalecimento das formas de certificação de confiança, por controle social. Isto porque elas são as mais adequadas para a venda em circuitos curtos e permitem uma maior aproximação entre agricultores e consumidores, com a conseqüente consolidação de mercados curtos de comercialização, que são os mais favoráveis a estratégias de desenvolvimento sustentável.

Orgânicos em números

O Brasil está entre os países com maior potencial no mundo para a produção orgânica, quer em virtude de sua imensa área agricultável e de extrativismo sustentável, quer pela expressão de sua agricultura, já que existem cerca de 5,2 milhões de propriedades rurais no País. De acordo com o último Censo Agropecuário, já são 90.500 estabelecimentos rurais que praticam agricultura orgânica, o que representa quase 1,8% das unidades de produção brasileira, mostrando dados expressivos, mas com grande capacidade de crescimento.

O mercado anual de produtos orgânicos do Brasil é de aproximadamente U$ 400 milhões, sendo 40% comercializado no País e 60% para exportação, com crescimento aproximado de 25% ao ano. No Brasil, a produção orgânica é uma atividade que se encontra em franca expansão entre agricultores familiares e assentados da reforma agrária. Estima-se que em torno de 85% dos produtores orgânicos brasileiros sejam familiares.

Fonte: Assessoria de Comunicação MDA.

Comente!!

Indicamos

Receba nossas informações:

Nome:



Email: