Vida Sustentável

Vida Sustentável

Vida Sustentável RSS Feed
 
 
 
 

Bio Brazil Fair começa nesta quinta-feira (20)

 A Bio Brazil Fair, que antecede a Semana do Alimento Orgânico, acontece de 20 a 23 de maio em São Paulo e reúne desde alimentos in natura, até processados, que representam mais de 90% do mix da feira.

Entre as novidades desta edição, suco de soja, camarão, bolos, itens de vestuário e uma infinidade de produtos orgânicos ao alcance do consumidor final, que pode comprar diretamente do produtor.

Lançamentos em orgânicos

· Camarão Orgânico: crustáceo com certificação internacional.
· Lava-louças: produto multi-uso, 100% natural, contém ingredientes de origem vegetal, que não poluem e se biodegradam em poucos dias. Livres de ingredientes sintéticos. Não é de origem petroquímica. Disponível nos aromas capim-limão, menta, cravo entre outros.
· Ração humana: mistura de nutrientes à base de cereais integrais, sementes e fibras, para ser adicionada diariamente na alimentação, a fim de enriquecer a dieta com fibras, proteínas, vitaminas, minerais e nutrientes ativos importantes para o balanço e equilíbrio nutricional.
· Pó para pudim, flan e hambúrguer: à base do grão de quinoa, o produto oferece de 11 a 14% de proteína vegetal entre outros benefícios.
· Loção: voltada para limpeza facial e produzida com diferentes espécies de flores.
· Cosméticos: linha certificada pelo Ecocert que traz xampus, condicionadores, loções e manteigas hidratantes com ingredientes orgânicos da Amazônia.
· Linha de cosméticos à base de óleos essenciais: resultado de uma seleção formulada com 11 óleos essenciais puros que têm ação terapêutica comprovada.
· Biscoitos, pães e bolos: entre os pães, destacam-se as versões clássica, sem açúcar, 100% integral e nos sabores abóbora, cenoura, batata doce e gergelim com hortelã. Os biscoitos vêm em pacotes de 90 gramas nos seguintes sabores: linhaça, alho e aveia.
Além desses, há o mini-bolo de cenoura e mini-bolo de banana que vêm em pacotes com oito unidades.
· Bebidas: apresenta novas bebidas orgânicas feitas à base de arroz e distribuídas em vários sabores, como arroz com cacau, aveia e kamut.
· Cachaça: além das tradicionais cachaças orgânicas, destaca-se o lançamento de uma nova marca de bebidas feita à base de ervas.
· Camiseta orgânica: feita com malha de bambu orgânico, o produto vem com certificação ambiental.
· Roupa colorida: algodões orgânicos, nas cores glue, marrom, rubi e verde.
· Geléias orgânicas e exóticas: Misturas diferenciadas, como morango com pimenta e kiwi e banana com laranja. Outra novidade é a geléia souvenir, uma embalagem com duas minigeléias orgânicas (40g) que são ideais para presente.
· Caqui passa orgânico: elaborado com frutos selecionados, sem adição de açúcar na fórmula rica também em fibras.

Mercado

Com uma área plantada de 842 mil de hectares, o segmento de produtos orgânicos movimenta aproximadamente R$ 500 milhões por ano e reúne cerca de 15 mil produtores. Considerando as áreas de extrativismo, a estimativa é elevada para 5 milhões de hectares, segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Meio ambienteDentro das ações que o Francal Cidadania, departamento de responsabilidade social da promotora, traz para o evento, destaca-se a neutralização de gás carbônico. Ao longo dos quatro dias das feiras, monitores ambientais vão entrevistar expositores para coletar o maior número possível de informações. Ao final será emitido um relatório de sustentabilidade que vai apontar a quantidade de gás carbônico liberado em função do evento. Com esses dados à mão, a promotora pretende neutralizar a emissão do gás poluente por meio do plantio de árvores. Esta edição do evento, ainda conta com a Coleta Seletiva em Pavilhão, que consiste em dar destinação ecologicamente correta aos resíduos sólidos gerados nas etapas de montagem, realização e desmontagem do evento.

Atividades6º Fórum de Agricultura Orgânica e Sustentável: de 20 a 21 de maio serão realizadas palestras que abordam o cenário brasileiro, oportunidades de colaboração Brasil/ Itália, produção e pesquisa, e sustentabilidade.

Pavilhão Bioprodução: Com o patrocínio do Ministério da Ciência e Tecnologia, serão realizadas palestras diárias sobre as técnicas mais avançadas da aplicação de insumos orgânicos na produção

3º Festival de Cozinha Vegetariana: O Festival terá demonstrações com chefs vegetarianos como Alan Chaves, Alberto Gonzáles, Alexandre Fusinato, entre outros.

Traslado GratuitoO traslado será feito por vans entre os dias 22 e 23 de maio, das 10h30 às 21h. O Trajeto percorrido será da Assembléia Legislativa até o Pavilhão e vice-versa.

Evento paraleloParalelamente ao evento realiza-se também a Naturaltech – 6ª Feira Internacional de Alimentação Saudável, Produtos Naturais e Saúde. Especialmente desenvolvida para lançar e promover novidades em vida natural, a feira reúne alimentos funcionais, probióticos, macrobióticos, integrais, diet e light, suplementos e fitoterápicos, cosméticos naturais e terapias complementares.

BIO BRAZIL FAIR 2010 – 6a FEIRA INTERNACIONAL DE PRODUTOS ORGÂNICOS E AGROECOLOGIA

Local: Pavilhão da Bienal do Parque Ibirapuera
Data: de 20 a 23 de Maio
Horário: das 11 às 20 horas
Promoção: Francal Feiras e BrasilBio – Associação de Produtores e Processadores Orgânicos do Brasil
Colaboração: IBD Certificações
Patrocínio: SEBRAE
Apoio: SUFRAMA – Superintendência da Zona Franca de Manaus, Apex Brasil, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Ministério da Ciência e Tecnologia.
EVENTO ABERTO AO PÚBLICO, COM ENTRADA FRANCA

Fonte: Primeira Página.

Comente!!

Indicamos

Receba nossas informações:

Nome:



Email: