Vida Sustentável

Vida Sustentável

Vida Sustentável RSS Feed
 
 
 
 

Pesquisador que observou efeitos nocivos do glifosato é vetado em evento

Andrés Carrasco, o pesquisador argentino do Conicet (Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Tecnológicas – Argentina) que comprovou através de pesquisas com anfíbios efeitos nocivos à saúde provocados pelo glifosato – princípio ativo do herbicida Roundup, da Monsanto, usado nas lavouras transgênicas Roundup Ready (ver Boletim 437) – denunciou como ato de censura o veto à sua palestra prevista para a Feira do Livro 2010, na Argentina.
 
Em carta à presidenta do Conicet, Marta Rovira, Carrasco sugere que o caso implique “censura de uma pesquisa científica realizada no país para bloquear sua difusão pública”, e o considera um “bloqueio que prejudica a liberdade acadêmica ao subordinar-se a interesses alheios à ciência, ao mesmo tempo em que é uma mensagem de disciplinamento para todos aqueles que tentem fazer uma crítica, desde o sentido da ciência, a critérios e políticas instituídas pelo poder econômico e seus porta-vozes. A Feira do Livro é um evento de marketing que acontece todos os anos no âmbito da Sociedade Rural Argentina.
 
Leia aqui a íntegra da matéria publicada pela Argenpress.info e da carta enviada por Carrasco à Dr. Rovira .
 
N.E.: Não é a primeira que um pesquisador que divulga dados sobre efeitos danosos de produtos das multinacionais do agronegócio é boicotado no meio científico. O primeiro caso — e o mais famoso — é o do pesquisador Arpad Pusztai, que em 1998 foi demitido do Instituto Rowett, um dos mais renomados da Grã-Bretanha, após divulgar efeitos do consumo de batatas transgênicas em ratos de laboratório. Aliás, não só foi demitido: sua equipe dissolvida, os documentos e computadores confiscados, e também foi proibido de falar com a imprensa. Em seu livro e documentário O Mundo Segundo a Monsanto, a jornalista francesa Marie-Monique Robin descreve com detalhes este e outros casos.

Fonte: AS-PTA/EcoAgência.

One Response to “Pesquisador que observou efeitos nocivos do glifosato é vetado em evento”

  1. 1
    wilson cinachi:
    como defensor de um meio ambiente limpo,venho pedir um a orientaçao sobre o uso de mata mato.
    aqui em nossa cidade temos um ponto de agua potavel que e
    consumida pelos municipes. depois de feita a anilise da cetesb, foi usado mata mato em toda extençao ao redor do ponto de agua nascente. fui conversar com o diretor de meio ambiente do municipio a respeito do uso indiscriminado de tal herbicida,este me disse que o se dispeça no solo e se evapora nao contaminando o aquiferio do local .
    poderia me orientar,grato.

Comente!!

Indicamos

Receba nossas informações:

Nome:



Email: