Vida Sustentável

Vida Sustentável

Vida Sustentável RSS Feed
 
 
 
 

Polpa de açaí no iogurte ajuda a prevenir o câncer

A adição de polpa de açaí durante a fermentação do leite melhora a produção do ácido linoleico conjugado (CLA), que ajuda a prevenir o câncer, segundo estudos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP. O CLA é produzido por bactérias que podem conferir benefícios à saúde (probióticas) a partir da conversão do ácido linoleico, presente no açaí.

Segundo a professora Maricê de Oliveira, coordenadora da pesquisa publicada no International Dairy Journal, o ácido é eficiente tanto contra a formação de tumores benignos, que crescem lentamente e não se espalham pelo organismo, como contra os malignos, em que as células se reproduzem rapidamente e podem se disseminar para outras regiões do corpo, processo conhecido como metástase.

Estudos em modelos animais têm demonstrado ainda que o consumo de CLA reduz a porcentagem de gordura corporal, aumenta a massa muscular, diminui a aterosclerose e aumenta o sistema imune, entre outros benefícios.

O efeito da combinação da polpa de açaí com o iogurte probiótico no ser humano, no entanto, só pode ser afirmado depois de ensaios clínicos realizados com modelos vivos. “Estudos bem desenhados estão previstos, mas estes são demorados e muito custosos”, explica Maricê.

O CLA também está presente nas porções gordurosas dos alimentos com origem em animais ruminantes, como carnes e leite. Nesse caso, o ácido é produzido pelas bactérias que ficam em uma das quatro partes do estômago do animal, o rúmen. O consumo deste tipo de gordura em algumas dietas, no entanto, tem sido fortemente desencorajado diante do risco de doenças cardiovasculares. Com isso, a ingestão diária de CLA também diminui.

A produção do iogurte probiótico contendo açaí aparece, portanto, como uma alternativa à ingestão de alimentos gordurosos. O consumo diário de CLA aumenta sem produzir os efeitos indesejados dos alimentos de origem animal.

Por Leandro Gouveia, Agência Universitária de Notícias/USP.

One Response to “Polpa de açaí no iogurte ajuda a prevenir o câncer”

  1. 1
    Leandro Gouveia:
    Olá, eu gostei muito que vocês tenham aproveitado a minha matéria. Vocês poderiam colocar o meu nome como crédito, por favor?

    Obrigado.

Comente!!

Compre aqui

Indicamos

Receba nossas informações:


Nome:



Email: