Vida Sustentável

Vida Sustentável

Vida Sustentável RSS Feed
 
 
 
 

VII Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária chega à Brasília

O melhor da produção da Agricultura Familiar de todo o País, cultura, música, artesanato, gastronomia, orgânicos e moda. Brasília terá tudo isso, de 16 a 20 de junho, em uma área de 30 mil metros quadrados montada na Concha Acústica do Lago Paranoá para receber a VII Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária – Brasil Rural Contemporâneo.O evento reúne 650 empreendimentos familiares e mais de 550 toneladas de produtos de todas as regiões do País, além de uma extensa programação cultural que une o contemporâneo e cultura de raiz.

A entrada é gratuita para a feira e para os shows e o transporte também, que sairá do Terminal Rodoviário de Brasília/Estação Central do Metrô, durante o funcionamento da Feira, todos os dias, a cada 15 minutos. Será disponibilizado transporte de volta após a programação cultural.

O Brasil Rural Contemporâneo, que volta a Brasília depois de dois anos no Rio de Janeiro (2008 e 2009), é uma mostra da produtividade e da diversidade da agricultura familiar brasileira.}

No espaço montado às margens do Lago Paranoá serão expostos e comercializados produtos como queijos, salames, polpas de frutas, vinhos e geleias, granola de licuri, caviar de berinjela, xampu de andiroba, azeite virgem de castanha do brasil, sabonete de babaçu, cracóvia e  farinha de macadâmia. Tudo produzido por agricultores, artesãos, extrativistas, comunidades indígenas, piscicultores, ribeirinhos, quilombolas e assentados da reforma agrária apoiados por políticas públicas do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Raiz Cultural e modernidade

Durante cinco dias, o público poderá ainda celebrar a pluralidade musical e artística que une a raiz cultural e a modernidade do Brasil Rural Contemporâneo em dois espaços: o Palco Multicultural e o Tablado de Raiz. No Palco Multicultural, músicos como Paulinho da Viola, Lenine, Armandinho, Alceu Valença e Otto. No Tablado de Raiz, a criatividade de grupos regionais como o baiano Zambiapunga, o pernambucano Maracatu Estrela de Ouro e a artista paraibana Zabé da Loca.

Assista Brasil x Costa do Marfim na Feira

No domingo (20), a Feira contará com a maior tela de led de Brasília para transmitir o jogo da Seleção Brasileira contra a Costa do Marfim, pela Copa do Mundo da África do Sul, às 15h30min. Depois, a festa continua com show especial dos baianos Armandinho, Dodô e Osmar.

A força da Agricultura Familiar

O Brasil Rural Contemporâneo é o maior evento da América Latina de exposição e venda de produtos da Agricultura Familiar. Ao todo, nas seis edições realizadas desde 2004 – quatro em Brasília (DF) e duas no Rio de Janeiro (RJ) – cerca de 700 mil pessoas compraram e saborearam produtos e se deliciaram com espetáculos e apresentações culturais. Em maio deste ano foi realizada uma edição especial em Porto Alegre (RS). Montada no Cais do Porto, a Feira recebeu 150 mil visitantes e proporcionou negócios de R$ 11 milhões.

A Feira reflete a importância do setor para a economia do País. No Brasil há mais de 4,3 milhões de propriedades agrícolas familiares, que respondem pela produção de 70% dos alimentos consumidos diariamente pelos brasileiros. O Censo do IBGE/2006 aponta que a agricultura familiar é responsável por sete em cada dez ocupações no meio rural, contando com apenas 24,3% da área total dos estabelecimentos rurais. Os agricultores familiares produzem 87% da mandioca consumida no Brasil, 70% do feijão, 58% do leite e 46% do milho.

O Brasil Rural Contemporâneo é um evento do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Incra, com patrocínio de Petrobras, Sebrae, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Banco da Amazônia, BNDES, Eletrobrás, Itaipu Binacional, Sebrae, Anfavea, Ufrabio e Itambé. E conta com apoio do Instituto Latinoamérica para o Desenvolvimento da Educação, Ciência, Arte e Cultura e do Governo do Distrito Federal.

Espaços Institucionais
Espaço MDA
Espaço de atividades institucionais do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
Áreas de exposição
Três espaços dedicados às políticas públicas e programas do Ministério do Desenvolvimento Agrário. O primeiro espaço traz mostras fotográficas que destacam as políticas públicas desenvolvidas para fortalecer a agricultura familiar. No segundo espaço, que tem a tecnologia como suporte, o público poderá interagir, assistir a vídeos e conhecer com mais detalhes as políticas públicas do Governo Federal. O terceiro espaço é dedicado aos livros, com exposição, consulta a obras e espaço para leitura e atendimento ao público.  
Casa do Incra
Formada por dois ambientes integrados, no espaço será montada uma Casa de Farinha, que retrata, de forma interativa e lúdica, a cadeia produtiva da mandioca. Neste espaço haverá demonstração do processo de fabricação da farinha, do beiju e da goma derivados da mandioca, cantos das descascadeiras e uma exposição de produtos e subprodutos da mandioca.

Espaços de Comercialização
Estandes coletivos
Espaços coletivos que valorizam a produção familiar de cada estado. Divididas por regiões, formando um grande mosaico de cores e sabores do Brasil Rural Contemporâneo.
Redes de produção
Espaços de exposição coletiva ocupados por redes de empreendimentos familiares apoiadas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). São dez estandes, sendo um para cada rede de serviço ou de comercialização.
Rodada de Negócios
Na sexta-feira, 18 de junho, em um espaço construído na Feira para esse fim, 70 empreendimentos familiares selecionados de acordo com o potencial de venda e produção, participam de uma Rodada de Negócios com compradores convidados pelo Sebrae/DF, parceiro do evento.

Espaços Gastronômicos
Quiosques regionais
Além de um restaurante, o Brasil Rural Contemporâneo oferece seis espaços gastronômicos para a comercialização e degustação de produtos feitos com o jeito local e os recursos naturais de cada bioma brasileiro. Nestes espaços, os visitantes vão degustar iguarias como acarajé, beiju, tapioca e polenta.
Cervejas Artesanais
Espaço reservado à degustação e comercialização onde o público vai experimentar a produção de cinco microcervejarias artesanais.
Praça da Cachaça
Espaço que reúne uma grande variedade de sabores da bebida símbolo do Brasil. Serão expostos e comercializados produtos de 15 empreendimentos familiares de vários estados do País. Na Praça da Cachaça, o público poderá degustar o produto enquanto desfruta de uma boa conversa entre amigos. Mas lembre-se: se beber, não dirija.
Área de Piquenique
O Brasil Rural Contemporâneo conta com uma área especial para piquenique, onde é possível degustar as delícias compradas na Feira ali mesmo, nas mesas do deck construído às margens do Paranoá.

Espaços Especiais
Praça da Sociobiodiversidade
Espaço especial de exposição e comercialização que reproduz ambientes de três biomas brasileiros – Cerrado, Caatinga e Amazônia. Um lugar para conhecer, provar e consumir o que é produzido por organizações familiares dessas regiões.
Loja Talentos do Brasil
Espaço de exposição e comercialização de produtos do programa do MDA que valoriza a identidade cultural e promove a geração de emprego e renda para grupos de artesãs rurais em todo o Brasil. Na Loja Talentos do Brasil são comercializados vestidos, bolsas, colares, pulseiras, brincos e peças de decoração criados em parceria com renomados estilistas e feitos com matérias primas naturais como crina de cavalo, fibra de tururi, coco do babaçu, cipós e sementes.

Durante a Feira será lançada coleção 2010. Intitulada Passarada, é inspirada na diversidade de pássaros brasileiros. O desfile de lançamento da coleção ocorre na sexta-feira, (18), às 17h, às margens do Lago Paranoá.

Organização Produtiva das Mulheres

Espaço de exposição e comercialização de produtos de 15 grupos de trabalhadoras rurais, camponesas, empreendedoras, produtoras, artesãs e quebradeiras de coco babaçu. A iniciativa é uma mostra do Programa de Organização Produtiva das Mulheres Rurais, do MDA, que promove a autonomia econômica e a garantia do protagonismo das mulheres na economia rural.
Praça dos Ofícios
Espaço onde artesãos e artesãs de 15 empreendimentos demonstram e ensinam técnicas ancestrais aos visitantes, em trabalhos que incluem tranças, tramas, bordados e texturas que revelam a história e a identidade das mais tradicionais comunidades rurais do País.
Espaço Brincante – Arca das Letras
Espaço do Programa Arca das Letras, do MDA, que instala bibliotecas em comunidades rurais em todo o Brasil. Sob uma lona de circo, com o auxílio de monitores, serão resgatadas brincadeiras como cabra-cega, esconde-esconde, roda-pião, passa-anel, pipa, peteca e cantigas de roda. No espaço serão realizadas, diariamente, apresentações musicais e culturais, como teatro de bonecos e outras atividades.

Espaços Culturais
Palco Multicultural
É o espaço da pluralidade sonora e artística do Brasil Rural ContemporâneoRASIL RURAL CONTEMPORÂNEO, com encontros de representantes da música contemporânea e de raiz.
Tablado de Raiz
É o espaço da cultura de raiz do Brasil Rural Contemporâneo, onde se apresentam grupos e artistas de cultura popular.
Cortejos
Grupos de cultura popular que vão percorrer a Feira e pontos do Distrito Federal.

Serviço
VII Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária – Brasil Rural Contemporâneo
Local: Concha Acústica do Lago Paranoá
Data: De 16 a 20 de junho
Horários da Feira:
Quarta, quinta e sexta-feiras – 16, 17 e 18/06 – das 13h às 22h
Sábado e domingo – 19 e 20/06 – das 10h às 22h.

Fonte:  Assessoria de Imprensa MDA.

Comente!!

Compre aqui

Indicamos

Receba nossas informações:


Nome:



Email: