Vida Sustentável

Vida Sustentável

Vida Sustentável RSS Feed
 
 
 
 

Consumidores de produtos orgânicos comemoram 10 anos de associação

Estufa de produtos orgânicos da Acopa

Os consumidores de produtos orgânicos do Paraná comemoram 10 anos de associação e fidelidade aos alimentos isentos de agrotóxicos. Unidos em torno da Associação dos Consumidores de Produtos Orgânicos do Paraná (Acopa), os consumidores organizaram um evento especial a partir de quinta-feira (15) no Mercado Municipal Orgânico de Curitiba.

O Paraná tem grande diversidade de alimentos produzidos no sistema orgânico, como soja, trigo, milho, arroz, açúcar mascavo, mandioca, 20 tipos de hortaliças, oito de frutas e plantas medicinais. Em 2008, a produção de orgânicos atingiu 124.328 toneladas, das quais 26 mil foram de hortaliças, que são os produtos mais consumidos. São 4.751 produtores em todo o Estado que cultivam uma área total de 12.821 hectares no sistema orgânico.

ABERTURA – Na quinta feira (15), às 18h, será a abertura oficial das comemorações com o lançamento do livro de memórias, de autoria de Ivo Melão, presidente da Acopa. Também será lançado o Blog da Acopa, por Humberto Bernardes Júnior, consumidor filiado.

A partir das 18h30, serão realizadas palestras sobre produtos orgânicos e saúde, com o médico Wanderson M. Carvalho e Alfredo Benato, do Departamento de Saúde Ambiental da Secretaria da Saúde.

Às 19h10 será apresentada a palestra Aproximando Produtores e Consumidores, com Moacir Darolt, vice-presidente da Acopa e pesquisador do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar). Os debatedores serão Claudia Capelleti, produtora orgânica da rede Ecovida, e Luiz Gusi, da Secretaria Municipal do Abastecimento de Curitiba.

Ainda haverá uma terceira palestra, às 19h50, Consumidores Orgânicos: Importância para a Formação Cidadã, com a educadora ambiental Ana Rita Henning do Amaral. A palestra terá como debatedora a produtora orgânica Salete Escher. Finalizando a programação de quinta-feira haverá coquetel e apresentação cultural.

No sábado (17), será inaugurada a Barraca da Acopa na Feira Orgânica que é realizada semanalmente no Passeio Público. A barraca será um local para troca de saberes, exposição de fotos e livros, venda de materiais, música, dança, teatro e outras manifestações. Será oferecido um almoço orgânico, por adesão para os interessados. No domingo (18), haverá passeio orgânico em homenagem aos 10 anos de Acopa. (blog da Acopa: acopa.tk, telefone 9649-4753).

Fonte: Agência de Notícias do Paraná.

Comente!!

Indicamos

Receba nossas informações:

Nome:



Email: