Vida Sustentável

Vida Sustentável

Vida Sustentável RSS Feed
 
 
 
 

Fórum em Guarapari discute orgânicos e agroecologia

Produção de hortaliças no Espírito Santo - Foto: Ascom/Incaper

Está ocorrendo nesta semana, de segunda (19) a sexta-feira (23), o Fórum de Coordenadores do Sistema Sebrae de projetos de horticultura, agroecologia, orgânicos e Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (Pais), dentro da programação do 50º Congresso Brasileiro de Olericultura. O congresso é realizado no Serviço Social do Comércio (Sesc) no balneário capixaba de Guarapari, famoso pelas areias radioativas e pelo título de Cidade Saúde.

Participam o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, e o Gerente da Unidade de Agronegócios (Uagro), Paulo Alvim, além da diretoria do Sebrae no Espírito Santo – o superintendente José Eugênio Vieira, o diretor-técnico Benildo Denadai e o diretor de Atendimento, Ruy Dias de Souza – e a gerente da Unidade de Atendimento ao Agronegócio (UAA) do estado, Letícia Toniato Simões, com sua equipe. Participam também do evento representantes de todas as unidades do Sebrae. Na programação, assuntos como a certificação de produtos orgânicos, produção agroecológica e seus desafios e  apresentação de experiências dos estados.

Será montada no ambiente do congresso uma réplica em miniatura do sistema do Pais, com aproximadamente 100 metros quadrados, para demonstração ao público. A tecnologia Pais, que tem hoje cerca de 10 mil unidades instaladas em 251 municípios de 19 estados brasileiros, foi implantada no Brasil em 2005 por intermédio de um programa do Sebrae e da Fundação Banco do Brasil (FBB), com a parceria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Petrobras e outras instituições.

No Espírito Santo, o Sebrae foi parceiro na implantação de 90 unidades do Pais, nos municípios de Apiacá, Divino de São Lourenço e Muqui. O projeto esteve paralisado mas, para este ano, as perspectivas são de renovação e crescimento. Um convênio firmado com a empresa Fibria, produtora de celulose, no valor de R$ 600 mil, vai permitir a compra e a distribuição de 50 kits, a serem implantados no município de Conceição da Barra, área de abrangência social da indústria parceira.

Paralelamente, o governo do Estado do Espírito Santo – por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) e do Conselho Estadual de Segurança Alimentar – negocia com o governo federal, por intermédio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), autorização para a implantação de mais 540 unidades do Pais em território capixaba, com apoio do Sebrae e prioridade para famílias que dependam do sistema para subsistência, com a evidente possibilidade de haver excedente para geração de renda.

Serviço:

Sebrae no Espírito Santo: (27) 3041-5667 / (27) 8837-1023

Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias podem ser reproduzidas gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da agência. Para mais informações, os jornalistas devem telefonar para (61) 3348-7494 ou (61) 2107.9362, no horário das 10h às 19h.

Por Rachel Silva, Agência Sebrae de Notícias.

Comente!!

Compre aqui

Indicamos

Receba nossas informações:


Nome:



Email: