Vida Sustentável

Vida Sustentável

Vida Sustentável RSS Feed
 
 
 
 

Traga sua caneca para saborear chás ecológicos na FAE

Neste sábado, a Feira dos Agricultores Ecologistas (FAE) promove a degustação de chás orgânicos. O chá, para aquecer a manhã fria e auxiliar na digestão, será servido a partir das 8h30min na Banca do Meio, ao lado do caldo-de-cana, no canteiro central da primeira quadra da avenida José Bonifácio.
 
Com a proposta de reduzir o consumo de plástico, todos são convidados a trazer suas canecas em prol do conforto térmico e da ecologia, evitando o uso de copos plásticos descartáveis. Além de gerar um grande volume de resíduos, quando aquecidos, os usuais suportes de chás e cafezinhos, liberam para os alimentos substâncias químicas utilizadas no processo de produção e modelagem dos recipientes.
 
Segundo dados de pesquisas publicados no livro “O Futuro Roubado”, de Theo Colborn, tais produtos sintéticos são reconhecidos pelos organismos vivos como hormônios femininos. Estes, em quantidades anormais, alteram o sistema reprodutivo de várias espécies ameaçando a sobrevivência de novas gerações, tanto de aves como gaivotas, quanto de mamíferos desde os ursos polares até os seres humanos, cuja quantidade de gametas masculinos tem diminuído a cada década.
 
Próprios para o inverno
 
Na estação mais fria, existe uma necessidade de consumir produtos com maior quantidade de calorias para manter o corpo mais aquecido. “Instintivamente afastamos as verduras e saladas do cardápio em prol dos alimentos aquecidos e de digestão mais complexa, como gorduras e proteínas”, comenta a nutricionista Herta Karp Wiener.
 
A mudança de hábito alimentar provocada pelas temperaturas mais baixas acaba sobrecarregando o sistema digestivo e, principalmente, as funções hepáticas. Para auxiliar a digestão, após as refeições recomenda-se o uso de alguns chás que podem ser bem saborosos e suaves, como a combinação oferecida na degustação.
 
“Reunimos três chás digestivos que além das propriedades bioativas formam um buquê e uma textura especial”, comenta a produtora Lorita Festa Rossi, da Banca Sítio Apiquárius. Da mistura hortelã, calêndula e marcela, todas auxiliares do sistema digestório, a menos conhecida é a flor que lembra uma margarida de pétalas amarelas.
 
Flor típica do inverno, a Calendula officinalis possui propriedades de desintoxicação e limpeza do organismo. Segundo material informativo distribuído pela Banca dos Chás, ela também é antialérgica, antifungicida, desinfetante, bactericida, refrescante, antiinflamatória e depurativa do sangue.
 
Preparação correta
 
As propriedades bioativas tanto podem estar nas folhas, flores, sementes, caules ou raízes. Cada parte da planta requer uma maneira específica para preparar o chá. Folhas e flores destinam-se ao processo de infusão, no qual coloca-se sobre elas água fervendo, deixando-as imersas por dez a vinte minutos, coando logo em seguida. Outros elementos das plantas, como cascas, sementes, cipós e raízes, devem ser fervidos de cinco a dez minutos em fogo baixo, evitando recipientes de alumínio e de material antiaderente como tefal. 

“Além dos cuidados com a preparação, é importante que as pessoas variem o tipo de chá escolhido”, lembra Lorita. “Se o consumo for diário, o período de uso da mesma planta deve ser de no máximo vinte dias. Muitos autores afirmam que é errado tomar o mesmo chá a vida inteira”. O chá calmante, visando uma boa noite de sono, pode ser alternado entre melissa, cidreira, camomila e poejo, este principalmente no inverno.
 
Para uso infantil, Lorita destaca cuidados especiais tanto na escolha da planta fitoterápica como no seu preparo. “As crianças devem tomar doses bem mais diluídas do que um chá destinado aos adultos e a concentração varia conforme a idade.” No caso de bebês de com um ano, ela recomenda que se utilize apenas a metade do que seria destinado a um adulto.
 
A Feira dos Agricultores Ecologistas acontece todos os sábados de manhã, das 7h às 13h no canteiro central da primeira quadra da avenida José Bonifácio, em Porto Alegre.

Texto da jornalista Cláudia Dreier.

Comente!!

Compre aqui

Indicamos

Receba nossas informações:


Nome:



Email: